- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Com patrocínio da PremieRpet, ESVCN 2023 aconteceu em Portugal de 7 a 9 de setembro 

Profissionais convidados pela empresa estiveram no evento que é um dos mais importantes do mundo no estímulo à pesquisa em Nutrição Veterinária
Por Equipe Cães&Gatos
ESVNC
Por Equipe Cães&Gatos

A PremieRpet patrocinou o 27° Congresso Anual da Sociedade Europeia de Nutrição Veterinária Comparada (ESVCN), que aconteceu de 7 a 9 de setembro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal.

O Congresso é um dos principais eventos mundiais com foco na nutrição comparada de animais de estimação, de produção e de animais selvagens. Neste ano, o evento destacou temas como prebióticos e probióticos, casos clínicos, uso de fontes alternativas de proteínas na alimentação de cães e gatos e sustentabilidade.

“Participar do ESVCN é fundamental para a valorização da pesquisa e da inovação em nutrição e nutrologia de cães e gatos no Brasil. O Congresso destaca as principais tendências e descobertas na área e conta com os mais renomados pesquisadores, inclusive brasileiros, que conquistam cada vez mais destaque internacional”, explica Marina Macruz, supervisora de capacitação técnico-comercial e técnico-científica da PremieRpet, que também participou do evento.

Com a missão de absorver os mais avançados conhecimentos e trazê-los para o Brasil, a PremieRpet convidou e patrocinou um grupo de profissionais para participarem do ESVCN: Ananda Félix, Andressa Amaral, Fábio Teixeira, Leonardo Príncipe, Luciano Trevizan, Mariana Miranda, Pedro Marchi e Tiago Vendramini, além de uma equipe técnica especializada de médicos-veterinários da PremieRpet. O Prof. Dr. Aulus Carciofi também esteve presente com excepcional dedicação à organização do evento.

Grupo de profissionais convidados pela PremieRpet, reforçando a representatividade científica brasileira no cenário internacional. Da esq. para dir.: Andressa Amaral, Leonardo Príncipe, Ananda Félix, Marina Macruz (PremieRpet), Pedro Marchi, Thiago Vendramini, Amanda Arsoli (PremieRpet), Aulus Carciofi e Luciano Trevizan (Foto: divulgação)

O time de profissionais convidados pela PremieRpet participou do evento com 6 apresentações orais e 5 trabalhos em formato pôster, reforçando a representatividade científica brasileira no cenário internacional:

• Evaluation of plasma and urine amino acids levels of cats with chronic kidney disease stages 1 and 2 fed a renal diet, Prof. Dr. Fábio Texeira.

• Effects of long-term feeding a diet with moderate protein and low phosphorus in cats with CKD IRIS stage 1 and 2, MSc. Raquel Pedreira (PremieRpet).

• Evaluation of increasing levels of beta-glucan intake on canine digestibility, immunity, and faecal microbiota, MSc. Pedro Marchi.

• Markers of satiety, inflammation, and body composition in obese cats fed a diet containing 0.06% beta-glucans, MSc. Andressa Amaral.

• Effects of β-glucan derived from different sources in an obese female dog, M.V. Mariana Miranda.

• Untargeted serum metabolomic analysis comparing healthy and diabetic dogs, M.V. Leonardo Príncipe.

• Mapping of the fecal microbiota of dogs with inflammatory bowel disease after oral intake of yeast cell wall through output of artificial intelligence, MSc. Andressa Amaral.

• Validation of the reduction of days of total faeces collection for apparent digestibility protocol in dogs, MSc. Raquel Pedreira (PPremieRpet).

• Possible nutrient deficiency in cats at 10% of total calories from snacks and treats, M.V. Leonardo Príncipe.

• Does the season influence the food intake of adult cat, MSc. Andressa Amaral.

• Determination of nutrients in veterinary diets marketed in Brazil for weight loss in cats, MSc. Andressa Amaral.

“É muito importante participar desse evento que é um dos maiores em nutrição comparada do mundo. Para a área que eu tenho focado, funcionalidade intestinal de cães, o congresso permite atualizar conceitos e trocar conhecimento com pesquisadores do mundo inteiro.” – Ananda Félix, zootecnista especializada em nutrição animal e professora associada de Nutrição Animal na UFPR.

“Foi a minha primeira experiência fora do Brasil, em um evento tão grande, com trabalhos tão aprofundados. Isso expandiu muito o meu conhecimento e, principalmente, me retornou um sentimento de gratidão em fazer parte da pesquisa em nutrição de cães e gatos no Brasil” – Pedro Marchi, médico-veterinário e mestre em nutrição e nutrologia de cães e gatos.

“Como sempre, o ESVCN foi uma experiência única. Eu fiz uma apresentação oral e de pôster, e foi muito interessante, as perguntas foram construtivas. É uma grande oportunidade de mostrar para o mundo o que estamos fazendo” – Andressa Amaral, médica-veterinária e doutoranda do programa de Clínica Médica da FMVZ/USP.

“Foi a minha primeira vez em uma apresentação em congresso internacional. O ESVCN é uma experiência única e trouxe uma nova perspectiva para futuros trabalhos, já que sou um grande fã da nutrição clínica.” – Leonardo Príncipe, médico-veterinário e mestrando em Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos pela FMVZ/USP.

“Agradeço a PremieRpet pela oportunidade de nos trazer para o ESVCN, um congresso superimportante para a discussão da nutrição de animais de companhia. É um prazer muito grande poder revisitar esse evento, trazendo a nossa contribuição do Brasil.” – Luciano Trevizan, médico-veterinário e professor associado de Zootecnia da UFRGS.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Grupo Psiconvet comenta problemas de saúde mental enfrentados por veterinários e tutores de pets

Cão-guia: você conhece todos os processos de treinamento destes animais?

Profissional explica como lidar com a coprofagia canina 

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no