Organização internacional sem fins lucrativos, com sede em Londres e que atua há mais de 70 anos em diversos países na defesa dos direitos e bem-estar dos animais, a Proteção Animal Mundial anuncia abertura das inscrições para o seu primeiro Programa de Voluntários. O objetivo é ampliar a atuação e a visibilidade das atividades desenvolvidas no país até 2030 por meio da mobilização de pessoas, tanto ciberativistas quanto voluntárias, para ações off-line, eventos, formações e pesquisas. Até dezembro, a meta é conquistar, pelo menos, 100 voluntários.
“O Programa de Voluntários busca proporcionar uma experiência enriquecedora, além de mobilizar indivíduos que ainda não estejam conectados com a organização e com a causa animal. Embora o programa não ofereça nenhuma contrapartida financeira, o que é característico de qualquer ação voluntária, a participação é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com profissionais de diferentes formações profissionais e encontrar indivíduos que compartilham dos mesmos valores”, afirma head de Engajamento e Captação de Recursos da Proteção Animal Mundial, Elcio Figueiredo.
A instituição atua tanto na defesa de animais silvestres – que perdem habitats nas queimadas e na expansão do agronegócio – quanto de animais criados para produção de proteína animal.
“Esses incêndios, em sua maioria, são provocados para permitir a plantação de grãos utilizados na fabricação de ração, que, por sua vez, alimentam animais destinados à pecuária industrial, a exemplo de porcos e galinhas que, majoritariamente, não são tratados como seres vivos, mas sim commodities. Tudo está interligado, causando impacto no bem-estar animal e também no meio-ambiente. É esse cenário que precisamos mudar e os voluntários serão fundamentais no trabalho de conscientização da sociedade para permitir que essa mudança ocorra”, explica Figueiredo.
A essência da atuação da Proteção Animal Mundial é a senciência, conhecimento científico que tem avançado nas últimas décadas mostrando que, assim como os seres humanos, os animais também têm a capacidade de sentir. Isso inclui estados e emoções positivos e negativos que são bastante complexos, como mágoa, empatia, medo, prazer e alegria.
Para se inscrever no Programa de Voluntários da Proteção Animal Mundial e fazer parte dessa jornada de defesa dos direitos dos animais, basta ser maior de 18 anos.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária destaca vacinação como principal controle contra a raiva
Universidade Anhembi Morumbi inaugura Complexo Médico-Veterinário
Como identificar quando seu pet precisa ser levado ao pronto socorro?