- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Doenças dermatológicas surgem com mais frequência em pets

Veterinária fala sobre como prevenir e manter os animais saudáveis
Por Equipe Cães&Gatos
pelos
Por Equipe Cães&Gatos
O acúmulo de pelos pode propiciar o surgimento de dermatites de contato, causadas pelo abafamento da pele (Foto: reprodução)

A forte onda de calor que atinge o Brasil alerta os tutores a redobrar os cuidados com os pets, especialmente quanto à saúde da pele. “O calor intenso pode desencadear uma série de problemas dermatológicos nos animais de estimação, o que pode causar desconforto e, automaticamente, prejudicar o bem-estar dos pets”, alerta a médica-veterinária da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo.

De acordo com a especialista, um desses problemas é a dermatite canina, condição inflamatória na pele que pode ser desencadeada por diversos fatores, como bactérias, ácaros, reações alérgicas e variações hormonais. Essa inflamação afeta cães de todas as idades – desde filhotes até idosos. Além disso, a exposição prolongada ao sol pode resultar em queimaduras, levando à chamada dermatite solar. “Para proteger a pele dos animais, especialmente com pelagem mais clara e sensível, é essencial adotar medidas preventivas, como o uso de protetor solar específico para pets, seguindo princípios semelhantes aos aplicados em humanos”.

Suzana Melo informa que “também é necessário manter a pelagem dos animais bem cuidada e livre de nós. O acúmulo de pelos pode propiciar o surgimento de dermatites de contato, causadas pelo abafamento da pele. Escovar regularmente o pelo do pet ajuda a prevenir essas irritações e proporciona alívio”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é belo-retrato-de-gato-como-animal-de-estimacao-1024x752.jpg
Animais devem beber bastante água, pois, quando desidratados, são mais propensos a desenvolver problemas de pele (Foto: reprodução)

A hidratação é outro fator essencial nos dias quentes. Animais desidratados são mais propensos a desenvolver problemas de pele, como a dermatite seborreica, que resulta em descamação e coceira. Certificar-se de que o pet tenha acesso constante a água fresca e manter o ambiente fresco e ventilado são medidas simples e importantes para evitar complicações dermatológicas decorrentes das altas temperaturas.

Nesse contexto de calor intenso, o suplemento nutricional Nutricore Skin é eficaz para manter a saúde da pele dos animais de estimação. O produto é composto pelas vitaminas A, C e E, que são antioxidantes e responsáveis pela produção de colágeno, promovendo rápida cicatrização e diminuição dos danos causados pelos Raios Ultravioleta B (UVB). Além disso, ele foi desenvolvido para fortalecer a barreira cutânea, por meio da vitamina D-Pantenol associada a biotina,  promove aumento na hidratação da derme. “A dermatite, independente da causa, incomoda bastante os pets. A boa notícia é que há produtos como Nutricore Skin que ajudam os cães a superar esse desafio”, ressalta a médica-veterinária da Pearson.

Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Serviços veterinários não devem entrar em promoções de Black Friday

Obesidade em pets brasileiros atinge níveis preocupantes

Entenda porque os cães podem morder os próprios donos

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no