Percebeu seu gato mancando? Possivelmente ele está incomodado e sentindo dor. Existem vários motivos para a claudicação (mancada), dentre elas óssea, articular, neurológica ou até vascular.
O tutor deve sempre se atentar para qualquer mudança na rotina de claudicação do seu gato, isso inclui também inchaço nos membros e, até mesmo, ele não querer andar, para poupar os membros.
Algumas causas de claudicação:
- Feridas em membros (observar bem os coxins, entre os dedos e também o membro como um todo.
- Picada de animais (cobras, lacraias, aranhas, abelhas, escorpiões). Dependendo do animal que picou, além de vermelhidão e inchaço no local, eles podem apresentar clínica que pode cursar com uma emergência. Assim, o gato pode ter dificuldade de respirar, salivação, sangramento das narinas, entre outros problemas.
- Unhas compridas: as cunhas podem crescer muito e entrar nos coxins causando uma dor imensa.
- Traumas e fraturas.
- Artrite / Artrose. Problemas articulares são comuns em gatos idosos, mas nada impede que gatos mais jovens também os tenha. Nessa situação os animais demonstram outros sinais clínicos como: evitam pular de locais mais altos, de camas, onde normalmente subiam; caminham com mais lentidão, poupando nitidamente os membros; podem se tornar mais agressivos, principalmente quando tocamos o local que está doendo;
Em qualquer caso, e qualquer idade do gato, um veterinário deverá ser consultado para conduzir o caso e aliviar a dor do seu pet.
Fonte: Portal Tempo Novo, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Será que gatos podem ser adestrados?
Zootecnistas auxiliam no enriquecimento ambiental dos pets
Cuidados com a saúde bucal dos pets são essenciais no dia a dia