O XXIII Congresso CBNA Pet, organizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), aconteceu nos dias 05 e 06 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). Com diversas atividades, o evento contou com palestras de professores nacionais e internacionais, que trazem diversas atualizações de dentro da academia para os profissionais presentes.
Com a presença massiva de médicos-veterinários, zootecnistas, estudantes e outros profissionais da área de produção animal, contaram com os comitês de Pet que, em conjunto com os outros comitês, trouxeram discussões essenciais para a nutrição animal, demonstrando a cadeia que se inicia na moagem na fábrica e chega até os animais de estimação.
“Qual a grande vantagem do CBNA? É uma entidade sem fins lucrativos, que junta o pessoal da pesquisa, de ensino, todas as universidades estão aqui, e as empresas privadas. Então, dentro do CBNA, por exemplo, um profissional ligado a uma empresa, quando ele se senta na cadeira do CBNA, ele não é mais nada, é um profissional de nutrição. As empresas são muito importantes por conta do suporte financeiro e elas também, muitas vezes, têm um acesso mais fácil aos pesquisadores, desenvolvedores de novos produtos e novas tecnologias. Então, eles acabam trazendo isso dentro do CBNA” destacou o médico-veterinário e presidente do CBNA, Godofredo Miltenburg.
Com a presença de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), debates sobre a área regulatória também foram abordadas no evento, além de novas tecnologias, informações de desenvolvimento na área de nutrição animal.
Futuras edições
Com a mudança de local da realização do evento de Campinas (SP) para a capital paulista, novas ações puderam ser planejadas e, principalmente, pautas pelos organizadores do evento.
Ações para inclusão de debates de tecnologias dentro da nutrição e produção animal tem sido fomentadas pela organização, que busca trazer a atualização profissional em todas as áreas, sejam em pesquisa, em produtos do mercado, em tecnologia e, principalmente, em trocas de conhecimentos.
“Com a Fenagra mudando para São Paulo, toda a parte de aves, suínos e bovinos, o CLANA (Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal) e o Congresso Pet, ficam no mesmo local. Acredito que essa junção dos três congressos vai somar, já somou um pouco esse ano, mas vai somar mais a partir do ano que vem. Estamos planejando, ainda, como é que vamos juntar a tecnologia de produção de alimentos também. São muitos profissionais ligado à nutrição de aves, de suínos e de pets, que tem interesse em saber algo a mais na área de tecnologia, de análise, área regulatória, que é outra coisa muito importante para os setores”, reforçou Godofredo.