- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

PROFISSIONAIS RESPONDEM O QUE, DE FATO, É PALATABILIDADE

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Cada vez mais os tutores se preocupam em oferecer um alimento de alta qualidade e alta palatabilidade aos pets, afinal de contas é importante que o animal goste daquilo que está comendo e ingira uma quantidade de alimento suficiente para suprir suas necessidades nutricionais. Mas então o que de fato é a palatabilidade? 

A palatabilidade não é apenas o sabor do alimento, mas uma combinação de fatores sensoriais, genéticos e ambientais que levam à aceitabilidade dele. Portanto o cheiro, sabor, textura e temperatura são essenciais para que o animal se sinta atraído, ingira quantidade suficiente e volte a procurar aquele determinado alimento em um outro momento. 

Ao compararmos cães e gatos com humanos, percebemos que a anatomia do trato gastrointestinal e de órgãos relacionados à ingestão de alimentos são diferentes entre as espécies. Seres humanos, por exemplo, apresentam em média 9000 células gustativas, conferindo-lhes um paladar mais aguçado, o que lhes permite diferenciar diversos sabores. Já cães apresentam em torno de 1700 e gatos contam com apenas 473 células gustativas. Em contrapartida, o número de células olfatórias presentes nos cães e gatos é pelo menos 6 a 110 vezes maior do que o de seres humanos. Entender essas particularidades anatômicas é fundamental para entender o comportamento alimentar de cães e gatos e o porquê o odor do alimento é tão importante para atrair o animal. 

Leia o artigo completo na edição de novembro da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no