Que os cães são os melhores amigos do homem é de conhecimento de todos. São companheiros leais, dedicados e muito amorosos. Quem tem cãozinho sabe o quão acalorada é a recepção do peludinho quando chegamos em casa, não importando se nos ausentamos por pouco tempo ou se passamos o dia fora.
Mas não é só carinho que eles têm a nos oferecer. As capacidades sensoriais dos cães são muito mais desenvolvidas do que dos seres humanos, principalmente o olfato e a audição. É através do olfato que eles possuem a capacidade de diferenciar os ambientes. Através da audição os cães captam vibrações sonoras de alta frequência, conseguem distinguir a variedade de sons que ouvem, assim mantendo-os o tempo todo em alerta.
Os cães desempenham um papel importante na segurança dos seres humanos há décadas. Raças como Pastor Alemão, Rottweiler, Cane Corso, Mastino Napolitano, Pastor Belga e Malinois são amplamente reconhecidas por sua eficácia em tarefas de guarda e proteção. A avaliação de temperamento e o treinamento adequado são essenciais para que esses cães possam desempenhar suas funções de forma eficiente e segura.
Os cães de segurança patrimonial podem atuar junto ao trabalho de diversos setores como por exemplo: segurança pessoal e escolta, segurança patrimonial de comércios, atuação junto a polícia, corpo de bombeiros, eventos de diversas esferas que geram grande público como campeonatos de futebol, corrida de fórmula 1, show’s, entre outros.
Bruno Nascimento, especialista em comportamento animal e adestramento residencial funcional, tem se destacado no adestramento de cães de segurança em diversos contextos, atuou diretamente na Escola de Samba Rosas de Ouro.
“Em eventos de entretenimento que geram grande público, os cães treinados desempenham um papel fundamental na proteção das áreas restritas e na detecção de ameaças. Eles são responsáveis por garantir a segurança das pessoas (público e da equipe) e do local utilizando suas habilidades olfativas e de patrulhamento para identificar qualquer atividade suspeita”, relata Bruno.
Dentro de serviços que envolvem segurança de pessoas, em situação de resgate do corpo de bombeiros, por exemplo, os cães especializados em segurança desempenham um papel essencial na atividade de busca e resgate, bem como na proteção das instalações. “Esses animais passam por treinamentos para agir prontamente em situações de emergência, fornecendo assistência aos bombeiros para encontrar pessoas em situação de perigo e identificar locais seguros, desta forma assegurando a proteção dos locais de atuação”, pontua o especialista.
A Escola de Samba Rosas de Ouro se beneficia do trabalho dos cães de segurança treinados por Bruno. Durante os ensaios e desfiles, esses cães ajudam a manter a ordem durante todo o tempo do evento e a segurança da equipe de ensaio, desfile e da equipe de trabalho, garantindo que os membros da escola e os espectadores possam desfrutar dos eventos de maneira segura e tranquila.
Bruno destaca a importância do adestramento de guarda e proteção para o direcionamento e controle de um cão de trabalho, permitindo que ele seja também sociável com seus tutores e condutores. “O treinamento adequado é essencial para que os cães possam desempenhar suas funções de segurança de forma eficiente e segura, sem comprometer a convivência pacífica com seus responsáveis.”.
O treinamento especializado é fundamental para assegurar que esses cães desempenhem suas funções de forma eficaz, aumentando significativamente a segurança de todos. “Os cães já fazem parte das famílias brasileiras. Com técnicas e treinamentos adequados, eles se tornam ainda mais completos, assumindo papéis importantes na vida dos humanos”, conclui Bruno.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Brazilian Pet Foods lança linha premium natural
Projeto de lei tenta tornar o vira-lata caramelo em símbolo nacional
Iniciativa social da Cobasi celebra 26 anos com ações especiais em agosto