Uma notícia boa alegrou o mundo no início desta semana: a panda gigante Meng Meng, do zoológico alemão de Berlim, deu à luz a dois bebês, algo extremamente raro para a espécie. O acontecimento é o segundo em menos de um mês, já que uma fêmea da espécie se tornou mãe de gêmeos no início de agosto, na Bélgica.
Esta foi a primeira vez que os funcionários berlinenses viram um animal da espécie dar à luz no zoológico da cidade. Ameaçados de extinção, os pandas gigantes dificilmente se reproduzem, o que torna os nascimentos, principalmente múltiplos, muito raros. “Todo nascimento de uma espécie ameaçada de extinção, como os pandas, é um grande presente”, disse o diretor do zoológico de Berlim, Andreas Knieriem, em comunicado.
O primeiro filhote nasceu dia 31 de agosto e, cerca de uma hora depois, seu irmão veio ao mundo. “Meng Meng e seus dois filhotes lidaram bem com os nascimentos e estão todos com boa saúde”, afirmou Knieriem.
Ao nascer, os bebês pandas não se parecem nem um pouco com os gigantes que se tornarão no futuro: são rosados, com finos pelos brancos e caudas desproporcionalmente longas. Embora ainda não se saiba os sexos dos animais, os pesos dos filhotes foram divulgados: 136 e 186 gramas.
Os filhotes nascidos em Berlim devem retornar à China dentro de quatro anos, quando pararem de mamar. Eles se unirão aos quase 1,9 mil pandas selvagens que existem na China, segundo os números do grupo ambiental WWF.
Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.