Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Celecoxibe é uma nova opção terapêutica para combater inflamações em cães 

Pearson Saúde Animal apresenta anti-inflamatório conhecido pela seletividade na inibição da enzima COX-2
Por Equipe Cães&Gatos
remédio
Por Equipe Cães&Gatos

Na busca por tratamentos mais eficazes e seguros para a saúde dos pets, o princípio ativo celecoxibe surge como uma excelente opção. Integrante da classe dos coxibes, este anti-inflamatório é conhecido pela seletividade na inibição da enzima COX-2, responsável por promover dor e inflamação. “Ao focar especificamente nessa enzima, o celecoxibe se diferencia de outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que também inibem a COX-1, enzima que desempenha funções constitutivas no organismo, aumentando o risco de diversos efeitos colaterais”, explica Marília Scauri, gerente de produtos da Pearson Saúde Animal. 

A recomendação do medicamento deve ser sempre acompanhada por uma avaliação criteriosa de um médico-veterinário (Foto: Reprodução)

Os AINEs tradicionais, utilizados na medicina veterinária, são acompanhados de inúmeros efeitos adversos, que podem incluir úlceras gástricas, insuficiência renal e distúrbios de coagulação. Segundo a gerente de produtos pets da Pearson, “A maioria dos anti-inflamatórios não esteroides é eficaz, mas sua ação não seletiva pode prejudicar órgãos vitais, especialmente quando usados por longos períodos de tratamento.” 

A introdução do celecoxibe representa um avanço indiscutível na direção certa. Os estudos de eficácia e segurança aos quais essa molécula inovadora na veterinária foi submetida, mostraram uma redução significativa na inflamação dos cães tratados, com recuperações pós-cirúrgicas mais rápidas e com menos edema, quando comparados com o firocoxib. 

Com atuação voltada para a COX-2, ele oferece um perfil de segurança mais efetivo, preservando as funções da COX-1. Essa seletividade reduz a ocorrência de efeitos colaterais indesejáveis, como problemas gastrointestinais, que são comuns com o uso de outros AINEs. Além disso, a capacidade do celecoxibe de manter a integridade das mucosas e funções renais faz dele uma escolha mais segura, principalmente em animais que necessitam de tratamentos prolongados. 

Na busca por tratamentos mais eficazes e seguros para a saúde dos pets, o princípio ativo celecoxibe surge como uma excelente opção (Foto: Reprodução)

Marília Scauri destaca que, embora o celecoxibe represente uma grande evolução, a escolha do anti-inflamatório ideal deve sempre ser feita com base na condição clínica do animal e sob orientação veterinária. “Cada caso é único e a indicação deve levar em consideração fatores como idade, peso, histórico de saúde e necessidades específicas de cada animal. O importante é que, hoje, temos mais opções terapêuticas para garantir a qualidade de vida dos nossos cães.” 

O celecoxibe é o princípio ativo de Ducox Pet, solução inovadora que combina eficácia anti-inflamatória com segurança superior. Estudos comprovam que Ducox Pet apresenta vantagens em relação a outros coxibes, especialmente em termos de eficácia e tolerabilidade. A recomendação do medicamento deve ser sempre acompanhada por uma avaliação criteriosa de um médico-veterinário, garantindo que o tratamento seja adequado e seguro para cada animal. 

Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Você sabe como cuidar dos pets durante a onda de calor?   

Profissional esclarece quando e como realizar a troca do alimento dos pets
Gatos podem passear na coleira com cuidados adequados e treinamento gradual

Compartilhe este artigo agora no