Você sempre quis saber o que seu gato está tentando “falar” através dos miados? Pois agora isso é possível. Aplicativo de inteligência artificial chamado “MeowTalk” promete possibilitar comunicação mais direta entre humano e pet. Desenvolvido por Sergei Dreizin and Mark Boyes, cientistas da computação da Akvelon, companhia de engenharia de software de Bellevue, Washington, o app quer “dar aos donos de gatos a melhor ferramenta possível” para interpretar as necessidades dos felinos.
Segundo Dreizin, os felinos têm seu próprio vocabulário, facilitando a interpretação. “É possível entender o que eles querem se você prestar bastante atenção”, diz o cientista ao National Geographic. O aplicativo é gratuito e funciona assim: você grava os miados com o software e ele traduz para pequenas frases a partir da entonação do felino, algumas das frases são “Estou irritado”, “Me alimente” ou até “Eu te amo”.
É possível avaliar a precisão das traduções do MeowTalk’s, o que ajuda a melhorar o software e torná-lo cada vez mais preciso, como ocorre com outras IAs generativas. Funcionando desde novembro de 2020, o app já foi baixado 20 milhões de vezes e já analisou mais de um bilhão de miados até hoje. “Nós somos o maior depósito de miados da galáxia”, diz Dreizin.
O aplicativo faz parte de uma rede de tecnologias desenhadas para ajudar humanos a se comunicarem com os pets. O FluentPet, que ajuda os animais a se comunicarem por meio de botões para falar o que precisam, também é um exemplo dessa tecnologia. Apesar do aplicativo ter um enorme banco de dados, a comunicação felina é complexa, uma vez que eles usam os cinco sentidos para conversar com outros gatos e quando adultos, dificilmente se comunicam pelos miados com outros gatos adultos.
“Esses sons evoluíram para servir a um propósito muito funcional e não são complicados”, diz Jennifer Vonk, psicóloga da Universidade de Oakland, em Michigan. “Talvez não sejamos tão habilidosos em ler suas pistas quanto eles são em perceber as nossas”, avalia.
A especialista em comunicação e comportamento felino, Charlotte de Mouzon não acredita que esses produtos sejam precisos, mas apesar disso, podem ajudar a estreitar laços com os felinos. “Se a pessoa brinca com esses aplicativos, talvez eles fiquem mais atentos aos seus pets”, diz.
Enquanto pesquisaram para melhorar o app, Boyes e Dreizin encontraram um estudo de 2019 que traçava características comuns na comunicação de gatos através dos miados. Esse estudo colaborou para que o MeowTalk utilizasse suas gravações de miados e tivessem uma precisão de 90% na classificação de ao menos nove “frases” ditas pelos felinos.
De modo geral, sempre haverá momentos em que os miados do gato simplesmente não farão sentido — o que é normal. “A comunicação é um processo de co-aprendizagem entre cada gato e sua família humana”, diz de Mouzon.
Fonte: Um Só Planeta, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Cães da moda acendem a importância da adoção consciente
Populações de animais selvagens devem diminuir 73% em 50 anos
Cientistas apontam que cães estão entrando em uma nova fase de evolução