Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Inteligência artificial promete entender o que os gatos falam

Aplicativo alega ter 90% de precisão em identificar nove frases dos felinos domésticos
Por Equipe Cães&Gatos
gato falando
Por Equipe Cães&Gatos

Você sempre quis saber o que seu gato está tentando “falar” através dos miados? Pois agora isso é possível. Aplicativo de inteligência artificial chamado “MeowTalk” promete possibilitar comunicação mais direta entre humano e pet. Desenvolvido por Sergei Dreizin and Mark Boyes, cientistas da computação da Akvelon, companhia de engenharia de software de Bellevue, Washington, o app quer “dar aos donos de gatos a melhor ferramenta possível” para interpretar as necessidades dos felinos.

Segundo Dreizin, os felinos têm seu próprio vocabulário, facilitando a interpretação. “É possível entender o que eles querem se você prestar bastante atenção”, diz o cientista ao National Geographic. O aplicativo é gratuito e funciona assim: você grava os miados com o software e ele traduz para pequenas frases a partir da entonação do felino, algumas das frases são “Estou irritado”, “Me alimente” ou até “Eu te amo”.

A comunicação é uma relação entre animal e família, e alguns momentos a tecnologia não consegue traduzir as falas (Foto: Reprodução)

É possível avaliar a precisão das traduções do MeowTalk’s, o que ajuda a melhorar o software e torná-lo cada vez mais preciso, como ocorre com outras IAs generativas. Funcionando desde novembro de 2020, o app já foi baixado 20 milhões de vezes e já analisou mais de um bilhão de miados até hoje. “Nós somos o maior depósito de miados da galáxia”, diz Dreizin.

O aplicativo faz parte de uma rede de tecnologias desenhadas para ajudar humanos a se comunicarem com os pets. O FluentPet, que ajuda os animais a se comunicarem por meio de botões para falar o que precisam, também é um exemplo dessa tecnologia. Apesar do aplicativo ter um enorme banco de dados, a comunicação felina é complexa, uma vez que eles usam os cinco sentidos para conversar com outros gatos e quando adultos, dificilmente se comunicam pelos miados com outros gatos adultos.

“Esses sons evoluíram para servir a um propósito muito funcional e não são complicados”, diz Jennifer Vonk, psicóloga da Universidade de Oakland, em Michigan. “Talvez não sejamos tão habilidosos em ler suas pistas quanto eles são em perceber as nossas”, avalia.

Os felinos possuem um vocabulário próprio, facilitando a interpretação (Foto: Reprodução)

A especialista em comunicação e comportamento felino, Charlotte de Mouzon não acredita que esses produtos sejam precisos, mas apesar disso, podem ajudar a estreitar laços com os felinos. “Se a pessoa brinca com esses aplicativos, talvez eles fiquem mais atentos aos seus pets”, diz.

Enquanto pesquisaram para melhorar o app, Boyes e Dreizin encontraram um estudo de 2019 que traçava características comuns na comunicação de gatos através dos miados. Esse estudo colaborou para que o MeowTalk utilizasse suas gravações de miados e tivessem uma precisão de 90% na classificação de ao menos nove “frases” ditas pelos felinos.

De modo geral, sempre haverá momentos em que os miados do gato simplesmente não farão sentido — o que é normal. “A comunicação é um processo de co-aprendizagem entre cada gato e sua família humana”, diz de Mouzon.

Fonte: Um Só Planeta, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Cães da moda acendem a importância da adoção consciente
Populações de animais selvagens devem diminuir 73% em 50 anos
Cientistas apontam que cães estão entrando em uma nova fase de evolução