Especialistas do setor veterinário, pertencentes à rede de clínicas veterinárias da Kiwoko, defenderam que os cães devem brincar, pelo menos, entre 15 a 30 minutos por dia e alertaram também para a importância de brincadeiras de qualidade, acompanhadas de brinquedos adequados a cada cão, tendo em conta a sua idade, tamanho, raça e condição física.
“A brincadeira é uma atividade fundamental na vida dos cães, influenciando diretamente o seu bem-estar físico, mental e emocional. Por meio das brincadeiras, os cães não apenas libertam energia, mas também desenvolvem habilidades cognitivas e fortalecem o seu relacionamento com os humanos”, explicam os especialistas.
Brincadeiras e seus benefícios
Além disso, recomendaram também que os cães mais jovens brinquem e façam exercício físico entre uma e três horas. No entanto, dependendo da raça, idade ou condição física, é necessário escolher um tipo de jogo específico e um tipo de brinquedo adequado a cada animal.
“Por exemplo, um cão bebê pode beneficiar de brinquedos mais macios para ajudar a aliviar a dor da dentição, enquanto um cão adulto pode precisar de brinquedos mais resistentes para satisfazer o seu instinto natural de mastigação e manter as mandíbulas fortes. Para todos eles há muitas opções de brinquedos”, explicou a diretora técnica veterinária da rede de clínicas veterinárias da Kiwoko, Ana Ramírez.
Por sua vez, os cães já adultos também precisam de atividade, alerta a diretora técnica, avançando que, nestes casos, é preciso motivar à atividade física, de forma a mantê-los em forma e ativos. Para isso, Ana Ramírez sugere que se opte por brinquedos que possam ser arremessados e perseguidos.
No caso dos cães mais velhos, é aconselhável optar por brinquedos interativos que ajudem a desafiar a mente do cão e a mantê-lo entretido por longos períodos, visto que a atividade do animal é reduzida, salienta a diretora técnica.
“A brincadeira tem impacto direto na saúde dos cães, nomeadamente no que toca à utilização de brinquedos, pois graças às suas texturas e materiais com que são produzidos, ajudam a eliminar os restos de comida acumulados entre os dentes enquanto se divertem”, finaliza Ana Ramírez.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Tem diferença entre as brincadeiras devido a idade do cão?
Casa fase de vida precisa de uma atenção diferente. Na fase mais jovem do cão, o gasto de energia precisa ser maior, auxiliando no comportamento. Animais mais velhos precisam de atividades físicas e brincadeiras que envolvam o desenvolvimento mental e cognitivo.
Quanto tempo por dia meu cão deve brincar?
A veterinária indica que cães mais jovens brinquem e façam exercício físico entre uma e três horas, já os cães adultos atividades com brinquedos e de desenvolvimento cognitivo?
Quais os benefícios das brincadeiras para os cães?
Por meio das brincadeiras, os cães não apenas libertam energia, mas também desenvolvem habilidades cognitivas e fortalecem o seu relacionamento com os humanos.
LEIA TAMBÉM:
É saudável utilizar luz laser para brincar com os pets?Brincadeiras e atividades ajudam pets idosos a se manterem ativosTutor deve garantir bons estímulos em casa para que cão se distraia em sua ausência