Ao todo foram mais de 150 empresas do ramo pet entre expositoras
Gabriela Salazar, da redação
O mercado pet ganhou, há dois anos, um novo conceito em feira: a SuperPet. O evento business trouxe como diferencial sua ampla grade de conferências técnicas voltadas aos médicos-veterinários. A equipe da Cães&Gatos VET FOOD acompanhou o encontro, que aconteceu em Campinas (SP), entre os dias 02 e 04 de abril.
A realização da feira no interior paulista foi uma das estratégias da organização. De acordo com a diretor da feira, Natália Miranda, a região está se tornando um novo circuito. A tática apresentou resultados: ao todo, foram mais de 150 expositores presentes no evento, que recebeu um público misto de veterinários e empreendedores do ramo pet, bem como proprietários de petshops.
“Nós desenvolvemos a SuperPet que é uma feira de negócios e, junto dela, temos as conferências veterinárias que abriga toda a parte técnica. O primeiro ano foi surpreendente também porque é difícil uma feira já nascer grande, mas o mercado nos acolheu. A ideia é nos superarmos a cada ano”, explica Natália.
Novidades do setor. A Boehringer Ingelheim (São Paulo/SP) levou como destaque na feira o NexGard, um dos produtos mais procurados quando o tema é prevenção de parasitas. O tablete tem ação prolongada e protege o cão por até 30 dias, estando disponível em quatro versões diferentes, de acordo com o porte do animal. A empresa também organizou um encontro técnico voltado aos representes da marca. O diretor Global de Marketing e Suporte Técnico para Vacinas, Alonso Masias, foi um dos palestrantes que falou sobre a imunização de cães e gatos.
“Com os nove temas que trouxemos para as conferências,a feira tende a crescer muito mais”, comenta Natália (Foto: Cães&Gatos)
A SoftCare (Curitiba/PR) reforçou seu trabalho focado nos cuidados dermatológicos. Além das soluções apresentadas no estande da marca, a empresa também patrocinou a conferência “Dermato Science” no segundo dia do evento. A gerente de Produto da Linha Soft Care, Salua Carolina Cataneo, falou sobre a importância de se trabalhar a Medicina Veterinária como um todo.
A PetMoura (Araraquara/SP) também esteve presente na feira e apresentou seu lançamento com exclusividade no evento: o aplicativo Mai. A ferramenta é conectada ao sistema da marca e facilita os processos de gestão no mercado veterinário.
Já a Neovia (Paulínia/SP) apresentou seu mais recente lançamento: a linha de alimentos Super Premium voltada às raças específicas. O produto atende cada cão em sua necessidade nutricional, fornecendo, assim, mais qualidade de vida.
Também apresentando um lançamento, a Vetnil (Louveira/SP) levou, com exclusividade para o evento, o Ômega3+ SE. O suplemento para cães e gatos é indicado para animais que possuam alguma deficiência nutricional destes elementos. A solução também pode oferecer melhoria para algumas patologias quando combinada aos seus tratamentos habituais.
Completando 40 anos, a Supra (São Leopoldo/RS)apresentou na feira dois segmentos nutricionais da empresa: o Frost, voltado aos cães filhotes e de pequeno porte, e o Atacama, indicado para todas as raças, ideal para os tutores com mais de um cão.
Conferências. Entre as temáticas abordadas no conteúdo técnico do encontro, esteve a Medicina Felina, Medicina Integrativa, Neurologia, Ortopedia, Urologia e outras. “Cada conferência veterinária é organizada em conjunto com a associação de classe, específica daquela especialidade”, conta Natália.
O comportamento animal também esteve em pauta entre as conferências realizadas no evento. Quem ministrou o tema foi o doutor em Ciências Veterinárias, Carlos Gabriel Dias, falando sobre a psicofarmacologia em felinos.
A histoplasmose também esteve entre os temas abordados: a especialista, Heloísa Justen, abordou o assunto na conferência Cat Science, apontando os principais sintomas a serem observados para identificação da patologia.