Resultado faz parte da pesquisa realizada pela Universidade de Cornell
Postes, árvores, carros. Os lugares escolhidos pelos cães para urinar são diversos. A ideia de que os machos têm essa ação para marcar o território já é uma velha conhecida. O que os especialistas trazem como novo é o fato de que alguns truques podem estar sendo utilizados por eles.
Os profissionais acreditam que cachorros pequenos levantam mais suas pernas para que a marca de sua urina fique mais alta, dando, assim, uma impressão de serem maiores. Isso tudo, porque os cães também têm o hábito de cheirar esses “territórios”, levando os animais maiores a terem uma noção diferente do tamanho real de quem urinou antes. Isso acontece porque a espécie tem narizes farejadores bastante afiados e partes no cérebro capazes de identificar as características e detalhes de outros cachorros somente pelo odor da urina.
Hábito é tido pelos especialistas como umaforma de comunicação entre eles (Foto: reprodução)
Por meio da amostra de urina, um consegue saber se o outro é fêmea ou macho, a idade, a fertilidade e até aspectos de sua saúde. Essa também é uma forma dos cães terem conhecimento de quem vive nas proximidades de onde costuma passear.
Os cientistas da Universidade de Cornell (EUA), chegaram a essa conclusão por meio de um estudo realizado. Os estudiosos levavam os cães de tamanhos variados para passear e filmavam os seus comportamentos enquanto urinavam. Após observar os registros, perceberam o ângulo que a perna levantada e até onde chegava a urina do cão.
A partir desta análise a conclusão: os cachorros que levantavam mais as pernas para que o xixi chegassem mais alto eram os menores. Assim, formularam a hipótese de que os pequenos tendem a fingir seu tamanho para parecer maiores do que são.
Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos.