Além da campanha nacional do Sistema CMFV-CRMVs com o tema “Veterinários, médicos com V de Vida”, outdoors e entrevistas na mídia, entre outras ações, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), vai comemorar o mês do médico-veterinário realizando dois eventos técnico-científicos, nos dias 21 e 22 de setembro.
O primeiro deles é em resposta a um problema sanitário urgente na Bahia: a incidência de casos de esporotricose em animais. Com maior ocorrência em gatos, o fungo Sporothrix spp também afeta seres humanos. Os médicos-veterinários, como agentes da Saúde Única, querem que a sociedade compreenda que os animais também são vítimas e que podem ser tratados e curados.
“Emergência da esporotricose na Bahia” vai contar com os médicos-veterinários Aroldo Borges, da Comissão Estadual de Saúde Pública (Cesp) e Nádia Rossi, da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (COMEEBB), com a mediação da médica-veterinária Maria Tereza Mascarenhas, secretária-geral do CRMV-BA.
Além de médicos-veterinários, é importante a participação de outros profissionais que trabalham na Saúde Pública e protetores de animais. Faça sua inscrição aqui.
Em 22 de setembro, o comando é da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente (Crasma), que traz o tema “Coexistência: animais domésticos e silvestres , uma visão da Medicina Veterinária da Conservação”. A médica-veterinária Débora Malta e membros da Crasma vão tratar das implicações da presença dos animais domésticos em áreas que antes eram exclusivas de animais silvestres. O temor é que essa invasão territorial ameace a fauna, com implicações, inclusive à Saúde Pública, a exemplo do vírus Sars-Cov2, causador da Covid-19, que se suspeita ter vindo da manipulação inadequada de animais silvestres. Inscrições neste link.
Ambos os eventos são gratuitos e começam às 19h em ambiente virtual. Para participar é necessário fazer inscrição prévia com direito a certificação.
Fonte: CRMV-BA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão
Ortopedia: especialista da área lista as principais ocorrências em pets
Mais estudos sobre a saúde mental de veterinários brasileiros podem evitar suicídios