Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Algumas raças de cães sofrem mais com o calor, veja quais são

Insolação é uma doença grave e pode ser até fatal para pets
Por Equipe Cães&Gatos
Labrador dog golden retriever
Por Equipe Cães&Gatos

O calor nos últimos meses causa sofrimento não só para os humanos. A insolação em cães é uma doença muito grave que pode até ser fatal, e é mais comumente causada por superaquecimento durante o exercício, embora também possa se desenvolver se um cão ficar sentado ao sol por muito tempo em dias de calor.

Pesquisadores da Nottingham Trent University e do Royal Veterinary College analisaram registros eletrônicos anônimos de mais de 900 mil cães em todo o Reino Unido. Eles identificaram quase 400 casos confirmados de doenças relacionadas ao calor entre cães sob cuidados veterinários, mas acreditam que os números reais podem ser maiores porque muitos afetados com insolação podem não ser levados ao veterinário.

Os cientistas usaram o Labrador Retriever, a raça de cachorro mais popular do Reino Unido, como a raça de comparação para identificar cães com maior risco de doenças relacionadas ao calor. Eles descobriram que algumas raças eram até 17 vezes mais propensas a sofrer insolação do que o Labrador.

Cães braquicefálicos (raças com focinho encurtado) correm maior risco, sendo em média duas vezes mais propensos a sofrer insolação do que cães com focinho médio, enquanto cães com pelagem grossa também são mais afetados por altas temperaturas.

Estar acima do peso médio e ter mais de dois anos de idade também foram alguns dos fatores apontados pelos pesquisadores como preditores de insolação. Confira as raças que devem ficar na sombra neste verão:

Buldogue

O buldogue-inglês é uma raça de cães do tipo buldogue oriunda da Inglaterra. Descende de cães utilizados para combater touros em um desporto sangrento chamado bull-baiting. 

Ele é o primeiro de vários cães de cara achatada nesta lista que sofrem para regular a temperatura corporal no calor. Eles são 14 vezes mais propensos do que o Labrador a sofrer insolação.

English bulldog lying on the lawn
Buldogue inglês tem 14 vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Buldogue Francês

Destemido e cheio de energia, o buldogue francês é um dos cachorros mais populares no Brasil atualmente. Do tipo buldogue, ele tem pequeno porte e origem na França.

O buldogue francês é o segundo cão favorito do Reino Unido e, de acordo com o estudo, tem seis vezes mais chances de desenvolver insolação em comparação com o mais popular, o Labrador Retriever.

Beautiful french bulldog dog
Buldogue francês tem seis vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Chow Chow

Chow-chow é uma raça de cães do tipo spitz originária da China. Em sua origem como cão versátil, a raça foi utilizada para várias funções, tais como cão de guarda, cão de caça e cão de trenó. É conhecido por sua distinta língua “azul”. 

A pelagem espessa do Chow Chow significa que é uma das raças de cães menos adaptadas a temperaturas quentes. Ele tem 17 vezes mais chances de desenvolver insolação em comparação com o Labrador.

Happy dog
Chow Chow tem 17 vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Cavalier King Charles Spaniel

 Cavalier King Charles Spaniel é uma pequena raça canina oriunda do Reino Unido. São descendentes dos cães de companhia criados desde o tempo dos reis da dinastia Stuart. O Cavalier King Charles Spaniel cativa pelo seu olhar carinhoso e seu jeito calmo de ser.

É melhor passear com seu Cavalier King Charles Spaniel depois do pôr do sol. Essa raça fofa tem três vezes mais chances de sofrer insolação em comparação com o Labrador.

dog cavalier king charles spaniel for a walk in summer
Cavalier king charles spaniel Pugs tem três vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Mastim Francês

O dogue-de-bordéus, também chamado de mastim francês, é uma raça de cães originária da França. É um molosso muito utilizado como cão de guarda. Esta raça possui como provável ascendentes o Alaunt Veutrerer, o cão que deu origem aos antigos buldogues.

Uma das maiores raças braquicefálicas, tem seis vezes mais chances de superaquecer do que o Labrador.

beautiful bordeaux dogue dog
Mastim Francês tem seis vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Galgo

Galgo inglês é uma raça canina do tipo lebréu oriunda do Reino Unido, conhecida por ser a mais rápida do mundo, chegando a atingir os 72 km/h.

O Galgo simplesmente não sabe quando é hora de parar de correr e descansar na sombra, tornando-os quatro vezes mais propensos do que o Labrador a sofrer uma insolação.

Portrait of a beautiful female greyhound
Galgo tem quatro vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Springer Spaniel Inglês

A springer spaniel inglês é uma raça canina oriunda da Inglaterra. De origem não exatamente definida, foi em primeiro usado para caçar: era este spaniel que descobria e levantava a presa, como faisões, Perus e lebres.

A combinação de uma pelagem espessa e uma disposição infinitamente enérgica significa que o Springer Spaniel Inglês tem três vezes mais chances de superaquecer do que o Labrador.

Springer Spaniel tem três vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Golden Retriever

O golden retriever é uma raça canina do tipo retriever originária da Grã-bretanha, e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas.

Ele pode ser um primo muito próximo do Labrador, mas essa pelagem espessa significa que eles têm três vezes mais chances de desenvolver insolação.

Two golden retriever dogs
Golden retriever tem três vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Boston Terrier

Boston terrier é uma raça canina oriunda da cidade de Boston, nos Estados Unidos. Originalmente eram utilizados como cães de combate e cães de caça a ratos, inclusive no Rat-baiting.

Mais um cão de cara achatada, o Boston Terrier tem três vezes mais chances de desenvolver insolação em comparação com o Labrador Retriever.

Boston terrier smile
Boston terrier tem três vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Pug

Pug é uma raça de cão de companhia de pequeno porte, com focinho achatado e cauda enrolada. São cães braquicefálicos, ou seja, têm o focinho “achatado”. Cães com essa características tem o sistema respiratório superior comprimido e portanto não toleram muito exercício físico.

O minúsculo Pug é outra raça de cara achatada que precisa ficar longe do sol, tendo três vezes mais risco de insolação do que o Labrador.

Pug, portrait. Pug dog playing outdoors. Portrait of beautiful male Pug puppy dog.
Pug tem três vezes mais risco de insolação do que o Labrador (Foto: reprodução)

Fonte: Gazeta-RS, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Gato é o predador que mais extinguiu espécies na história 

Pet na praia: confira dicas para garantir segurança e diversão

Coreia do Sul aprova lei que proíbe venda de cães para consumo

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!