- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

ALIMENTAÇÃO FAZ PARTE DOS CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DE GESTAÇÃO DE GATOS

ALIMENTAÇÃO FAZ PARTE DOS CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DE GESTAÇÃO DE GATOS Veterinário orienta tutores para que não haja complicações no pós-parto
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Veterinário orienta tutores para que não haja complicações no pós-parto

Com duração de, aproximadamente, 60 dias, a gestação de gato costuma ser tranquila e, normalmente, o parto ocorre sem complicações. No entanto, é preciso manter certos cuidados com a gata, principalmente, quando se faz necessária a realização de uma cesárea. Nesses casos, é necessário seguir todos os cuidados pós-operatórios orientados pelo médico-veterinário. 

Quando o parto de gato ocorre de maneira natural, é preciso fornecer um local cercado, aconchegante e protegido para a grávida. “Depois de dar à luz ao primeiro filhote, o intervalo entre os nascimentos pode ser de 10 minutos a duas horas. Mas, se após as contrações, a fêmea estiver fazendo força por muito tempo ou perder uma quantidade de sangue superior a uma colher de sopa e nenhum filhote nascer, é necessária a cirurgia cesárea”, explica o médico-veterinário da Equilíbrio, da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado. 

Cuidados pós-operatórios. Mesmo que ocorra tudo bem durante a gestação de gato, pode ser que a intervenção veterinária seja a melhor escolha para a gata prenha. Os cuidados pós-operatórios começam com as recomendações do seu veterinário de confiança. “Após a cirurgia cesárea é preciso tomar certos cuidados com a gata, como incentivar o descanso dela e evitar momentos de agitação”, explica Machado.

gatagravida

Durante a gestação, a gata deve receber de 25%a 50% mais calorias do que um gato adultorecebe normalmente (Foto: reprodução)

Caso o tutor tenha outros animais em casa, o veterinário orienta que, durante o período de recuperação da gata, é preciso mantê-los a uma distância segura. A felina deve dormir em um local confortável. Se ela está acostumada a dormir na cama, durante esses dias é mais indicado colocá-la ao lado da mesma, pois os movimentos noturnos do tutor podem atingi-la e prejudicar a cicatrização da incisão (corte cirúrgico). 

Melhor ração para gatos. Nesta fase é importante continuar a oferecer à mãe uma ração para gatos filhotes, este fornecimento se inicia a partir do terço final da gestão por conter a quantidade ideal de nutrientes e calorias. A ração super premium Equilíbrio para gatos filhotes atende a essas necessidades, possui alto aproveitamento pelo organismo e também é a opção ideal para gata grávida. 

Durante a gestação felina, ela deve receber de 25% a 50% mais calorias do que um gato adulto recebe normalmente, como explica Machado. “Por isso, a partir da segunda semana de gestação, o ideal é oferecer à gata grávida uma ração para filhotes e o aumento da quantidade deve ocorrer de maneira gradativa. No terço final da gestação, a alimentação de adulto já deve ser 100% substituída pela de filhotes”, recomenda. 

Após o parto, a fase de lactação também tem uma grande demanda energética e nutricional, que chega a ser mais impactante. Novamente, o alimento deve ser substituído de maneira gradativa, por uma ração super premium para gatos nutritiva e, também, de alta digestibilidade. Vale lembrar, ainda, que a água deve ser oferecida sempre em abundância, limpa e fresca.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no