in

Animal claudicando e com dor pode ser um indicativo de que esteja com osteoartrose

Tratamento deve ser iniciado assim que o diagnóstico é realizado pelo médico-veterinário

A dor é um dos sinais de que o animal possa apresentar osteoartrose, uma doença comum na rotina clínica. Além da dor, o animal também pode manifestar restrição de movimentação, claudicação, crepitação, perda de massa muscular e dificuldade para levantar. 

De acordo com a médica-veterinária especializada em Ortopedia da clínica Ortopediavet, Camila Candello Notaro, a osteoartrose é uma das causas mais comuns de claudicação dos cães. “É uma doença multifatorial caracterizada pela degeneração das articulações, radiograficamente por osteófitos e estreitamento do espaço articular e, histopatologicamente, por perda da integridade cartilaginosa e de hipertrofia do osso subcondral com processo inflamatório mínimo”, explica.

Ela conta, ainda, que afecções como displasia de cotovelo e coxofemoral, luxações patelares e tratamentos de ruptura de ligamento cranial podem proporcionar, a longo prazo, alterações biomecânicas, como estresse anormal na cartilagem articular e inflamação crônica, que favorecem o aparecimento da osteoartrose. 

Os médicos-veterinários devem ficar atentos aos animais de meia idade e idosos. “Raças de médio a grande porte tendem a ser mais acometidas, podendo desenvolver sinais clínicos mais graves ou de forma mais precoce. Contudo animais de todos os tamanhos, sexo e raças de cães e gatos podem ser acometidos pela doença”, afirma.

Para diagnosticar, o médico-veterinário deve realizar uma boa anamnese, exame físico completo e minucioso e exames complementares.

Quer conferir as opções de tratamento? Acesse nossa revista on-line e leia a reportagem completa, gratuitamente. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Cães alérgicos: médica-veterinária explica como identificar e quais as opções de tratamento

Pesquisa mostra que pandemia diminuiu poder aquisitivo de tutores de pets

Cidades do ABC Paulista investem na construção de hospitais veterinários públicos

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cão no hospital

Pesquisadores visam novas ferramentas de diagnóstico para câncer de mama em cães

cirurgia

Veterinários explicam os tipos de técnicas anestésicas para animais de companhia