Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

App reúne informações e curiosidades sobre morcegos

Objetivo é disseminar informações confiáveis sobre esses animais
Por Equipe Cães&Gatos
Flying Daubentons bat
Por Equipe Cães&Gatos

Você sabia que a tequila (isso mesmo, a bebida) só é produzida graças a uma espécie de morcego? O responsável pela polinização eficiente da planta agave-azul (Agave tequilana) é o Leptonycteris yerbabuenae, também conhecido como “morcego da tequila”. 

Essa é uma das curiosidades reunidas no aplicativo para celular “Morcegos de Alagoas”, desenvolvido por Camila F. Gonçalves, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

O app busca divulgar informações (ecologia, curiosidades e muito mais) sobre morcegos, bem como as espécies presentes em sua área de estudo focal – estado de Alagoas. Atualmente o app já está disponível para Android e, em breve, estará para o sistema iOS.

O aplicativo mobile compõe o último capítulo da tese de doutorado de Camila Gonçalves, intitulada “Conectividade genética entre populações de morcegos numa paisagem altamente fragmentada no Centro de Endemismo de Pernambuco”. 

Aplicativo está disponível na Playstore e, em breve, estará disponível no sistema iOs (Foto: divulgação)

O estudo tem orientação do professor do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar, Pedro Manoel Galetti Jr., e coorientação da professora Ana Paula Carmignotto, do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba da UFSCar. 

O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com fomento da bolsa de doutorado, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

“Como meu projeto está inserido dentro de um temático da Fapesp (2017/23548-2) e a região de coleta foram os remanescentes de Mata Atlântica do estado de Alagoas, a ideia veio para aproximar a população local da biodiversidade presente nessa região, entretanto, a maior parte das espécies elencadas no aplicativo possuem distribuição geográfica para além das fronteiras do Estado”, diz.

Para a pesquisadora, “os morcegos são um dos grupos mais malvistos pelas pessoas, juntamente com as serpentes. Eles sempre são relacionados com coisas ruins, místicas e doenças graves como a raiva. Além disso, uma grande porção de fake news sobre eles acaba sendo disseminada rapidamente. No entanto, o que as pessoas não sabem é o quanto nós, seres humanos, dependemos desses seres noturnos para sobreviver. Eles são essenciais para a manutenção do mundo em que vivemos. Em um cenário com tanta desinformação, ao saberem mais sobre os morcegos e verem como eles realmente são – há muitas fotos lindas no aplicativo -, é muito provável que vários preconceitos em relação ao grupo possam cair por terra”, pontua. 

Segundo ela, desenvolver um produto acessível para a sociedade, oriundo da minha tese de doutorado, sempre foi uma missão pessoal importante. “Então, a ideia de disseminar informações confiáveis sobre os morcegos e aproximar o cidadão comum de um grupo animal tão importante surgiu em uma conversa com Gean Martins da Silva. Ele é um amigo de vida e também desenvolvedor mobile de aplicativos. Decidimos que seria um desafio, mas uma ideia muito legal e exequível”, conta Gonçalves. 

O aplicativo reúne informações sobre 52 espécies de morcegos, incluindo características gerais, distribuição geográfica, habitat e alimentação de cada uma delas. A fonte das informações disponíveis no aplicativo são artigos científicos, livros e comunicação com diversos pesquisadores da área. 

Dúvidas podem ser esclarecidas com a criadora do aplicativo pelo e-mail cafgoncalves17@gmail.com ou pelo WhatsApp (16) 98219-9371.

Fonte: Ufscar, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Nova onda de calor pode prejudicar a saúde dos pets

Luto: como lidar com as crianças ao perder um pet?

Serpentes: como sua visão afeta seu comportamento predatório?

Compartilhe este artigo agora no