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Marketing e Produtos

Biofresh aposta em “tapete digital” no ponto de venda

Ação permite interatividade dos tutores e seus pets no caminho de compra
Por Equipe Cães&Gatos
IMAGEM DESTAQUE
Por Equipe Cães&Gatos

O consumidor está cada vez mais exigente, inclusive na busca por produtos para os seus animais de estimação. Assim como os pontos de venda (PDV) com produtos para nós, humanos, vem ganhando novas formas, com o uso de Inteligência Artificial (IA), não seria diferente para o mundo dos pets. 

A Biofresh, marca de pet food Super Premium Natural da BRF Pet, vem apostando em tecnologia não só no seu processo produtivo, como também para apresentar aos consumidores os benefícios e produtos da marca. 

Por meio de um projeto inovador no varejo pet brasileiro, focado em novas experiências digitais no PDV, a marca acaba de lançar o “TaPET”, um tapete digital que leva o cliente de pet shops a percorrer, de forma lúdica e criativa, uma experiência virtual criada a partir de IA. É a primeira vez que uma empresa de pet food no Brasil usa essa tecnologia no PDV.

Ação une mudança de comportamento do consumidor ao uso da tecnologia como aliada do marketing (Foto: divulgação)

O projeto tem como objetivo trazer inovação, com o pioneirismo dessa proposta interativa com Inteligência Artificial no PDV, além de informação e diversão, explicando de uma forma interativa ao tutor sobre o que é uma categoria Super Premium Natural, quais os benefícios de Biofresh, etc. 

A aposta da marca vem não só dessa mudança no comportamento do consumidor – cada vez mais preocupado com a alimentação e saúde do seu pet, como também vai ao encontro de uma tendência mundial: o uso da tecnologia como forte aliada do marketing. 

Uma pesquisa da Salesforce, por exemplo, mostrou que 51% dos profissionais da área já usam Inteligência Artificial Generativa nos trabalhos cotidianos. E segundo a consultoria Deloitte, sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em IA este ano.

No caso da ação de Biofresh, que permite a interatividade dos tutores ao longo deste “Caminho da Compra” tecnológico, o TaPET funciona assim: o cliente entra na loja e passa por um “tapete” digital no chão. Nele, seleciona os ingredientes que gostaria de ter no alimento do seu pet, ou que foram indicados por médicos-veterinários, e coloca em uma cesta virtual. No fim, com o uso da Inteligência Artificial, aparecerá qual indicação de produto Biofresh possui a maior quantidade de ingredientes e/ou necessidades escolhidas, facilitando a decisão pelo produto que mais se adequa às necessidades do pet. 

A plataforma aborda conteúdos como: valores nutricionais, inclusão de ingredientes frescos e a importância de uma alimentação balanceada para o animal de estimação. “É uma forma de auxiliar o tutor no seu momento de compra, criando ambientes que misturam o mundo digital e físico”, define Marina Mosconi Hussein, gerente de Trade Marketing da BRF Pet. 

“O nosso objetivo é usar o que há de mais novo dentro da tecnologia para essa experiência de compra, tornando cada vez mais fácil e prazerosa a busca por alimentos saudáveis e nutritivos para os pets. A ação, aliás, reforça o DNA inovador de Biofresh, uma marca que já nasceu tecnológica – com o uso de tecnologias de ponta em todo o seu processo produtivo para trazer as melhores soluções em nutrição para os pets. Então, com o ponto de venda (PDV) não seria diferente”, complementa.

Objetivo é tornar processo de compra mais fácil e prazeroso, conta Marina Mosconi Hussein (Foto: divulgação)

A ação acontece de setembro a dezembro, em oito lojas participantes, em diferentes cidades. Cinco delas já com o TaPET em funcionamento: Casa do Produtor – Curitiba (PR); Pet Camp – Campinas e Dogs Day – São Caetano do Sul (SP); American Pet – Rio de Janeiro (RJ); e Polipet – São José dos Campos (SP). No início de outubro, recebem a ação: Agro Solo – Bauru (SP); além da Meyer – Porto Alegre (RS); e Agro Aves – Blumenau (SC).

“É uma forma de potencializar a comunicação visual e as mensagens que serão passadas aos consumidores nos PDVs. O TaPET nos aproxima dos nossos clientes e conecta a marca ao público em geral das lojas”, resume Marina.

Desenvolvida pela Pacer com o propósito inicial de agilizar o embarque nas aeronaves, a tecnologia passou por ajustes até se tornar o TaPET, lançado em parceria com a BRF Pet (dona de marcas como Biofresh, Guabi Natural, GranPlus e Balance). 

A solução, que já foi disruptiva na aviação e, agora, é pioneira no segmento pet, passou por ajustes na detecção e no tracking das pessoas, além do machine learning. Também foram incluídos cenários imersivos para criar uma interação durante a jornada do cliente e proporcionar uma experiência única ao consumidor.

Confira os endereços das lojas participantes:

Casa do Produtor – Rua Engenheiros Rebouças, 1826, Rebouças. Curitiba – PR

American Pet – Av das Américas, 14439, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro – RJ

Meyer – Av Bento Gonçalves, 2635, Partenon. Porto Alegre – RS

Agro Aves – R. São Paulo, 2070. Blumenau – SC

Polipet – Av. Jorge Zarur, 531 – Vila Ema. São José dos Campos – SP.

Pet Camp – Av. Marechal Carmona, 398 – Vila São Jorge. Campinas – SP

Agro Solo – Rua Marcondes Salgado, 913, Chácara Da Flores. Bauru – Sp

Dogs Day – Rua Visconde de Inhaúma, 65, Oswaldo Cruz. São Caetano do Sul – SP

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

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