Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Cursos e Eventos

“Brincando na Praça” oferece espetáculos e oficinas em SP

Espetáculos e oficinas gratuitas têm patrocínio de Royal Canin e Huggies
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Nos dias 28 e 29 de outubro, próximos sábado e domingo, o Brincando na Praça desembarca no centro de São Paulo, na Praça Rotary, que sedia a Biblioteca Monteiro Lobato, com uma programação cultural gratuita repleta de atividades para a primeira infância e o público infantojuvenil. 

A iniciativa conta com o patrocínio de Royal Canin e Huggies; apoio da Biblioteca Monteiro Lobato e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e realização da Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC).

O evento oferece, a partir das 10h, apresentações de teatro de rua, teatro de bonecos, dança popular, variedades circenses, pintura facial, música ao vivo e oficinas que estimulam a imaginação e o gosto e o fazer artístico.

A ação, que já percorreu diversas cidades do Estado, tem como propósito estimular a criatividade, o aprendizado e o senso de coletividade por meio de uma programação que enaltece a cultura popular, a diversidade, a infância, as práticas antirracistas, o cuidado responsável de animais de estimação e do meio ambiente. 

Nesta edição, pais, mães e responsáveis poderão levar bebês, crianças e jovens da capital paulista para participar de espetáculos que convidam à reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado. 

A ação já percorreu diversas cidades do Estado de São Paulo (Foto: reprodução)

No sábado (28), os caminhos são abertos com o “Cortejo Voador”, apresentado pela Cia Passarinho Contou. A atração combina circo, música, dança e literatura. Em seguida, às 11h, acontece o “Tambolé”,  espetáculo repleto de histórias, canções, brincadeiras e ritmos populares, como jongo, ijexá e xote, acompanhados de danças tradicionais. 

A diversão continua com a artista Ana Lima, que oferece ao meio-dia pinturas faciais para o público presente. Especialmente para os bebês e crianças de até dois anos, a Cia Mar proporciona às 13h30 a oficina “Pandeirinho”, um embarque na descoberta musical com sons, instrumentos e canções para a experimentação e troca entre as crianças e seus cuidadores.

Às 14h30, a Cia Gravitá chega ao palco com a apresentação de dança acrobática “Sob o Mesmo Teto”, que reflete sobre o cuidado aos animais domésticos. Às 15h, o Coletivo Foca conduz a oficina lúdica “Vestir e Voar”, que instiga o público a explorar o mundo da imaginação e colocar a mão na massa para criar seu próprio “par de asas” na atividade. Para aqueles que querem voltar coloridos para casa, a pintura facial com Ana Lima tem nova sessão às 16h, encerrando o dia.

No domingo (29), a diversão reinicia com o “Circo de Gigantes” apresentado pela Cia. 2 e Meio. A performance explora o universo circense por meio de técnicas de malabarismo, palhaçaria e da brincadeira. Às 11h,  a “Festa Umoja” entrega um espetáculo ao vivo que celebra a música, as danças populares e a cultura afro-brasileira a partir do maracatu de baque virado, o coco e o samba de roda.

Entrada para o Brincando na Praça é gratuita (Foto: reprodução)

Ana Lima comanda ao meio-dia uma segunda sessão de pintura facial, e para os pequenos aventureiros, às 12h30, o premiado espetáculo “A Vida Secreta das Fraldas” na instalação lúdica “Esconderijos” pela Crialudis, que oferece um mundo de brincadeiras e explorações com foco na parentalidade e primeira infância

Iniciando a programação vespertina, às 13h, a Cia Realce apresenta espetáculo “Os Saltimbancos”, clássico de Chico Buarque que segue conquistando diferentes gerações. Às 15h30, o “Planeta Oca” entra em ação, conscientizando sobre a importância do meio ambiente por meio do teatro e da música. O grupo aborda temas como o planeta, a água, o lixo, os biomas do Brasil, os povos originários e muito mais. 

Para encerrar o dia em grande estilo, às 16h, o projeto oferece a divertida  “Caça ao Tesouro”.

A programação do fim de semana também conta com a Caravana Lúdica, que acontece das 11h às 16h e  oferece  “Jogos do Mundo”, uma série de jogos tradicionais e modernos de diversas épocas e países, todos construídos artesanalmente a partir de material reciclado.

O projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O evento também é pet friendly e possui uma estação de hidratação dedicada especialmente aos cães e gatos. 

A Praça Rotary fica na Rua Major Sertório, 550 – Vila Buarque. A entrada é gratuita. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Controle da dor é fundamental para pets com doenças articulares

Como tornar segura a convivência entre plantas e pets

Risco de obesidade é maior em cães pequenos castrados

Compartilhe este artigo agora no