Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Cães e gatos de Brumadinho seguem disponíveis para adoção

Ainda há cerca de 340 animais à espera de uma adoção responsável
Por Equipe Cães&Gatos
foto-adocao
Por Equipe Cães&Gatos

Animais idosos, com deficiência ou de porte grande geralmente são os que mais esperam na fila de adoção. Ao lado deles, cães e gatos de pelagem preta também aguardam, em média, quatro vezes mais para ganhar um lar. Se contarmos somente os gatos, de 150 adotados nos últimos quatro anos, somente quatro são de pelagem preta. O dado leva em consideração animais disponíveis para adoção e sob os cuidados da Vale após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Os pets são oriundos da própria cidade e outras áreas evacuadas preventivamente para obras de reparação e descaracterização de algumas estruturas da empresa. Entre 2019 e 2023, 546 cães e gatos ganharam novos lares, 339 ainda estão disponíveis.

Está no imaginário das pessoas que os cães pretos são mais agressivos e intimidadores. Essas associações negativas são continuamente corroboradas em filmes de terror ou suspense. Em Harry Potter, é um grande cão preto que simboliza mau agouro. É de conhecimento comum que o gato preto está ligado ao azar. Os felinos dessa coloração são vítimas da superstição e costumam sofrer perseguição e maus-tratos motivados por preconceito e ignorância. A reputação negativa foi ligada ao animal ainda durante a Idade Média, período em que a cor escura do pelo era associada à feitiçaria. A crença de que cruzar com um gato preto, especialmente em uma sexta-feira 13, é um sinal de azar, vem desde os períodos antigos.

Para adotar um dos animais é preciso preencher o formulário de interesse em adoção responsável no site e aguardar o retorno da equipe (Foto: divulgação)

Pantera, uma gata de pelagem preta, chegou na Fazenda Abrigo de Fauna precisando passar por uma cirurgia devido à um atropelamento. Após passar por todo o processo de reabilitação, Pantera ficou disponível para adoção. Anna Bruziquesi, é bióloga e conheceu a gatinha no site “Me Leva Pra Casa”. “Me apaixonei pela Pantera e resolvi adotar. Essa história de que gatos pretos dão azar é invenção, desde que a gatinha chegou em nossa família ela trouxe muita sorte e amor”, destaca Anna.

“Estamos desmistificando durante os eventos de adoção que animais de pelagem preta dão azar, são violentos ou agressivos. Independente da cor, quando esses animais são adotados, eles passam a se sentir aceitos, integrados e se adaptam à uma nova realidade”, destaca Magda Castro, supervisora de fauna da Vale.

Como adotar

Os interessados podem conhecer cada um dos animais disponíveis na página “Me leva pra casa”, que contém fotos, descrição de porte e perfil social dos animais. É preciso preencher o formulário de interesse em adoção responsável e aguardar o retorno da equipe. São realizadas entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância. Os profissionais acompanham o pet ao longo dos seis primeiros meses de adoção, fornecendo toda assistência veterinária necessária. A iniciativa faz parte dos compromissos assumidos pela companhia com os órgãos públicos. Ao todo estão disponíveis 339 animais (235 cães e 54 gatos).

Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Produção de ração para cães e gatos cresce 6,3% em 2023

Instituto Ampara Animal lança nova edição de calendário

Como identificar a dor nos animais de companhia?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!