Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Casas inteligentes podem reduzir a ansiedade e melhorar o humor dos pets

Soluções acessíveis podem mudar o dia a dia dos animais, gerar economia e bem-estar para todos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-casa
Por Equipe Cães&Gatos

Mais de 150 milhões de pessoas em todo o Brasil são potenciais pais de animais de estimação. Muitos de nós entendemos as responsabilidades, os cuidados e, por que não dizer, as preocupações que temos com nossos queridos bichinhos. Além disso, ajudar a facilitar a rotina de cuidados e garantir qualidade de vida para nossos companheiros peludos é sempre bem recebido. Com o retorno ao trabalho presencial, por exemplo, a rotina deles foi significativamente alterada, especialmente para aqueles que estavam acostumados com nossa atenção constante. Como podemos utilizar a tecnologia para reduzir o estresse e garantir uma melhor qualidade de vida para eles?

- PUBLICIDADE -

A TP-Link desenvolveu a linha inovadora de dispositivos Tapo. Compreendendo a importância da segurança, conforto e saúde dos pets, oferece, aqui, algumas dicas valiosas e soluções inteligentes que facilitam a vida dos cuidadores e promovem um ambiente doméstico mais saudável e harmonioso para todos.

Com dispositivos smarts os cuidadores além de monitorar, poderão se divertir muito com isso, e terão a facilidade de ajustar as condições do ambiente doméstico de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso inclui controlar dispositivos que contribuem para o bem-estar dos animais, como iluminação, aquecedores, umidificadores, tudo isso por meio do smartphone. A facilidade de instalação e uso desses dispositivos, através do aplicativo Tapo, democratiza a tecnologia, tornando-a acessível a todos os pais de pets, independentemente de sua familiaridade com equipamentos tecnológicos.

Tutores podem controlar dispositivos que contribuem para o bem-estar dos animais, como iluminação, aquecedores, umidificadores, tudo isso por meio do smartphone (Foto: reprodução)

Confira as dicas: 

Dica 1: Monitorar, comunicar e se divertir: A evolução das câmeras de segurança permite aos cuidadores manter um olho vigilante sobre seus pets, garantindo que estejam seguros e confortáveis enquanto estão fora de casa. Com funcionalidades como visão noturna, detecção de movimento e comunicação bidirecional, os cuidadores podem não apenas observar, mas também interagir com seus animais de estimação, oferecendo tranquilidade e reduzindo a ansiedade de separação em pets. E quem não quer dar aquela espiadinha durante o dia para capturar algum momento de fofura e diversão?

E caso os filhotes precisem ficar em áreas concentradas, mesmo que você estiver em casa, através da IA as câmeras também são capazes de disparar alertas ou alarmes. Ótimo para a segurança em áreas com piscina, por exemplo.  E claro, as imagens gravadas vão gerar muita diversão e curiosidades da rotina dos bichinhos ao longo do dia. A câmera TAPO C500, resistente à água e poeira, ideal para ambientes externos, oferece essas possibilidades e muito mais, permitindo aos pais de pets tranquilidade. Com uma cobertura visual de 360 graus, permite visualizar todos os cantos da área monitorada.

Dica 2: iluminar para confortar: A reunião no trabalho levou mais tempo? O trânsito te fará chegar em casa mais tarde? A viagem levou um pouco mais de horinhas? A lâmpada inteligente pode ser uma ferramenta valiosa para promover o conforto do seu pet. Por exemplo, para os bichinhos que ficam ansiosos ou desconfortáveis no escuro, a iluminação pode ser ajustada automaticamente para acender e apagar em horários específicos, ou a distância, proporcionando a eles conforto e segurança. Através das LÂMPADA TAPO L530E você pode controlar a cor e intensidade da luz e ainda utilizar o controle de voz.  As fitas de LED INTELIGENTE TAPO L920-5 também são uma possibilidade a mais de conforto, oferecendo mais de 16 Milhões de opções de cores, entre elas semelhantes a luz natural. 

Para pets que necessitam de mais exposição à luz durante o dia, especialmente aqueles que passam muito tempo em ambientes internos, as lâmpadas inteligentes também podem ser programadas para replicar a luz natural, ajudando a manter seu ritmo circadiano saudável. Esse controle preciso sobre a iluminação não só pode melhorar o humor do seu pet, mas também auxiliar na prevenção de problemas de comportamento associados ao estresse e à ansiedade.

Dica 3: ligar e economizar sem incomodar: As tomadas inteligentes também podem ser uma ferramenta valiosa para melhorar o bem-estar do seu pet, proporcionando um ambiente confortável e seguro, mesmo quando você não está em casa.  Para os gateiros, que sabem da necessidade dos bichanos em tomar água fresca, mas estão atentos ao gasto de energia, vão entender como um dispenser de água, ligado em momentos programados vão garantir a hidratação dos gatinhos em dias quentes. A ideia é ainda mais válida para aquele miado na madrugada, que poderá ser resolvido com apenas um toque no celular, sem sair da cama. Através da TOMADA TAPO P110: você será capaz de monitorar até mesmo consumo de energia em tempo real através do aplicativo Tapo.

Para os bichinhos que se sentem solitários em períodos mais longos, ligar a tv ou um rádio a distância também poderá auxiliar para o conforto do bichinho Indo além, ao conectar dispositivos como aquecedores, ar-condicionado, você ganha a capacidade de controlá-los remotamente. Isso significa que, independentemente do clima ou da temperatura externa, você pode ajustar as condições do ambiente interno para garantir o conforto do seu animal de estimação. Além disso, em dias particularmente quentes ou frios, a habilidade de ligar ou desligar estes dispositivos à distância pode prevenir situações de desconforto ou risco para a saúde do seu pet, assegurando que ele sempre tenha um refúgio seguro e agradável em casa.

Dica 4: Ambiente ideal, todos saudáveis: Temperaturas extremas, tanto baixas quanto muito altas, podem representar riscos significativos para a saúde e bem-estar dos pets convencionais e também os exóticos, como tartarugas, lagartos, serpentes, aves, coelhos, hamsters, porquinho-da-índia, furões, peixes, entre muitos outros. Os bichinhos podem sofrer com as mudanças devido à sua sensibilidade e necessidades específicas de habitat. Répteis, por exemplo, dependem de fontes externas de calor para regular sua temperatura corporal, tornando-os especialmente vulneráveis a condições frias. Por isso o monitor Tapo T315 pode ser o parceiro ideal para garantir a saúde, afinal detecta temperatura e umidade em tempo real com grande precisão. 

Em geral, condições de frio intenso, os animais de estimação, podem sofrer de hipotermia, especialmente aqueles com pelos curtos, idosos ou com condições de saúde pré-existentes, pois têm menos capacidade de manter o calor corporal. Por outro lado, o calor excessivo pode levar aumento da temperatura corporal e desidratação, dando sinais de estresse térmico, como afegânica excessiva. Portanto, é crucial monitorar as condições do ambiente e adaptar os cuidados com os animais de estimação para garantir a segurança e conforto em ambientes de temperaturas extremas.

A chegada da linha TAPO no Brasil representa, segundo o diretor de Canais da TP-Link, Ayrton Neves, não apenas um avanço tecnológico, mas uma mudança fundamental na forma como interagimos com nossos espaços e com nossos animais de estimação. A promessa é de uma vida mais conectada, segura e alegre para os pets e seus cuidadores, provando que a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma ponte para o afeto e o cuidado. “A facilidade da instalação, gerenciamento e o custo-benefício muda a realidade da rotina e gera experiências incríveis aos consumidores”, finaliza.

Fonte: TP-Link, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária destaca a importância da vermifugação para a saúde dos pets

Comportamentalista animal mostra como ter uma boa convivência com o pet

Veterinária alerta sobre os riscos por com o calor extremo aos pets 

Compartilhe este artigo agora no