Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

CEPEN Pet faz homenagem e apresenta expansão

Centro de pesquisas foi inaugurado em 2017 pela PremieRpet e FMVZ/USP
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

No dia 29 de setembro, o Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (CEPEN pet) reuniu mais de 60 convidados no campus da USP em Pirassununga (SP) para uma ação solene em homenagem ao Prof. Dr. Márcio Brunetto. Falecido em abril deste ano, Brunetto foi responsável pela idealização e coordenação do CEPEN pet, dedicando-se com afinco para garantir que a estrutura atendesse todas as necessidades de um espaço de referência internacional.

A cerimônia anunciou o novo nome do espaço, que passou a se chamar “Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos – Prof. Dr. Márcio Brunetto”, em homenagem ao seu idealizador. Entre tantos convidados, contou com a presença de José Antonio Visintin, diretor da FMVZ/USP; Marcos Veiga dos Santos, vice-diretor da FMVZ/USP; Julio Balieiro, coordenador do CEPEN pet; Carlos Eduardo Ambrósio, diretor da FZEA/USP; e Francisco Palma Rennó, chefe do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP, além de professores, alunos da instituição, associações de classe e a equipe PremieRpet.

“Márcio Brunetto se destacava em diversas frentes da Universidade: ensino, pesquisa, extensão. Com a inauguração do CEPEN pet, em 2017, ele expandiu ainda mais esse trabalho junto a graduandos, pós-graduandos, pesquisadores. Não é uma tarefa fácil estar na gestão deste Centro, mas hoje temos o dever de continuar essa missão e dar andamento a todos os projetos que virão. Nós trabalhamos diariamente para continuar o legado desse belo trabalho que Márcio nos deixou”, disse Julio Balieiro, atual coordenador do CEPEN pet.

Além da homenagem, o evento também destacou a importância dos trabalhos realizados no CEPEN pet para o avanço da nutrição de pequenos animais e apresentou a ampliação das áreas internas e externas do canil, que hoje abriga 27 cães. “Com essa reforma, tivemos uma duplicação do espaço do canil e, consequentemente, da nossa área de produção científica. Nos preocupamos em garantir uma estrutura completa para os animais, atendendo a todas as necessidades de cuidados e bem-estar”, explicou o Prof. Dr. José Antonio Visintin, diretor da FMVZ/USP.

Solenidade foi realizada em 29 de setembro (Foto: divulgação)

CEPEN pet e PremieRpet: uma parceria de sucesso

Inaugurado em 2017, o CEPEN pet é uma realização da PremieRpet junto à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), fruto da maior parceria entre a iniciativa privada e o setor acadêmico do setor pet. O objetivo é colaborar para a formação de profissionais, potencializar a geração de conhecimento, expandir os horizontes de atuação e apoiar o desenvolvimento de alimentos que colaborem para a saúde e longevidade de cães e gatos.

“A PremieRpet investe em pesquisa desde a sua fundação, há quase 30 anos. Hoje, a produção científica dos alunos e orientados do CEPEN pet é destaque em congressos nacionais e internacionais, graças ao trabalho conduzido pelo Prof. Dr. Marcio Brunetto, que colocou o Brasil em posição de referência na área de nutrição e nutrologia de cães e gatos. Temos muito orgulho de ser a primeira empresa do setor a trabalhar junto à comunidade veterinária acadêmica do Brasil para atingirmos um novo patamar de qualidade para a nutrição de cães e gatos”, afirmou Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet.

Segundo Visintin, a parceria entre a FMVZ/USP e a PremieRpet é fundamental para impulsionar o desenvolvimento acadêmico e o mercado. “Toda essa infraestrutura do CEPEN pet garante as condições necessárias ao desenvolvimento de pesquisas, formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos e, consequentemente, o desenvolvimento social do país”, finaliza.

Centro de Pesquisas foi inaugurado em 2017 (Foto: divulgação)

Sobre o CEPEN pet

O CEPEN pet representa um modelo bem-sucedido de associação entre iniciativa privada, universidade e comunidade em prol da realização de pesquisas de alto nível e impacto na área de nutrição de cães e gatos.

O Centro de Pesquisas oferece 1.200m² de área construída e infraestrutura completa: auditório, sala de aula, sala de reuniões, canil e gatil, laboratório equipado para análises clínicas, sala de matérias-primas, ambulatório, sala de banho e tosa, dormitórios para estudantes e escritório administrativo. Além disso, oferece disciplinas teóricas e práticas relacionadas à nutrologia, além de uma estrutura completa para pesquisas, estágios e programas de aprimoramento.

As pesquisas produzidas no CEPEN pet também colaboram para gerar novos conhecimentos. Já foram publicados 70 artigos científicos em revistas, 7 livros e 193 resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de 30 premiações em diferentes frentes.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dia dos Animais: quais os principais cuidados que devemos ter com os pets em casa?

Tutores têm dificuldade de reconhecer sinais de estresse em cães

Estudos mostram ligação entre saúde mental e convívio com pets

Compartilhe este artigo agora no