Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CFMV CRIA COMISSÃO NACIONAL DE DESASTRES EM MASSA ENVOLVENDO ANIMAIS

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em portaria publicada no dia 15 de dezembro, instituiu a Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM). A ideia é que ela se torne mais uma ferramenta para apoiar, orientar e capacitar os profissionais que trabalham na linha de frente em desastres que atingem animais, além de apoiar a execução do Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais, lançado em outubro deste ano.

“O trabalho dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas é de extrema importância em cenários dessa natureza. São eles que realizam o resgate, a assistência veterinária, a manutenção e a destinação de animais domésticos e silvestres. O plano já criou uma diretriz aos profissionais de como conduzir cada processo. Agora, a CNDM dará continuidade ao trabalho”, explica o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

A comissão servirá de órgão de consulta de governos municipais, estaduais e federais sobre assuntos relativos a esse tipo de desastre. Além disso, poderá contribuir para a execução do Plano Nacional e, também, realizar treinamentos e capacitações.

Para a médica-veterinária presidente da CNDM e que também liderou o grupo de trabalho responsável pelo plano, Laiza Bonela, a comissão surgiu de uma necessidade do País. “Nos últimos anos, o Brasil enfrentou desastres em massa de diversas naturezas. O profissional médico-veterinário está cada dia mais atuante nessas realidades, trabalhando na salvaguarda, proteção e assistência aos animais, mas sempre pensando em zelar pela Saúde Única”, explica.

Outro ponto importante é ajudar para que a atuação de médicos-veterinários e zootecnistas seja cada vez mais técnica, profissional e capacitada e que a resposta em possíveis novos desastres seja mais efetiva. “A gente observa a dificuldade das localidades em instituir esse documento. Então, a comissão também veio para treinar, capacitar, instruir e auxiliar para que o plano seja executado da melhor forma possível, dentro das condições de cada localidade. Esperamos capacitar os municípios e fornecer essa diretriz técnica para que tenham mais autonomia na assistência e resgate de animais em situação de desastres em massa”, afirma Laiza.

Outra função da comissão é colaborar no que se refere a aspectos técnicos dos eventos e demais ações institucionais do CFMV. Confira a Portaria CFMV nº 83, de 15 de dezembro de 2020.

Plano. Resultado do Grupo de Trabalho de Desastres em Massa Envolvendo Animais (GTDM/CFMV), criado em 2019, o Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais foi criado para dar suporte à conduta de quem está em campo. O documento traz orientações para a atuação dos profissionais em cenários de desastres em massa, com diretrizes claras de como conduzir em casos de resgate, assistência, manutenção e destinação de animais.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no