Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CFMV habilita entidade para concessão de Título de Especialista em Endocrinologia Veterinária

Por Equipe Cães&Gatos
endocrinologia
Por Equipe Cães&Gatos

A Diretoria Executiva e os conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reuniram-se, no dia 11 de abril, na sede da autarquia, em Brasília (DF), para a realização da 357ª Sessão Plenária Ordinária. Por decisão unânime, foi aprovada a habilitação da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV) para concessão de Título de Especialista.

A entidade apresentou a documentação relacionada no artigo 5º da Resolução CFMV nº 935/2009 e, após a publicação de resolução específica, estará habilitada a conceder título de especialista por cinco anos, podendo solicitar renovação. Para obter habilitação do CFMV, a entidade comprovou estar formal e regularmente constituída há pelo menos cinco anos e congregar profissionais de, pelo menos, cinco unidades da Federação.

Com a aprovação, agora são 18 entidades habilitadas a conceder Título de Especialista a médicos-veterinários com qualificação e experiência comprovadas nessas áreas que estejam dispostos a passar por processo seletivo promovido por essas sociedades, associações e colégios. Depois de aprovado, o profissional deverá solicitar ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no qual está inscrito o registro de especialista, válido por cinco anos.

Com a aprovação, agora são 18 entidades habilitadas a conceder Título de Especialista a médicos-veterinários (Foto: reprodução)

Regionais

A plenária aprovou, por unanimidade, o apoio financeiro aos regionais de Mato Grosso e Santa Catarina, por meio do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes). O CRMV-MT receberá R$ 665 mil para a renovação da sua frota de veículos, enquanto o CRMV-SC obterá R$ 140 mil visando à aquisição de equipamentos de informática.

Instituído em novembro de 2018 (Resolução CFMV nº 1.239/2018), o Prodes foi criado para investir recursos exclusivos do CFMV em projetos dos regionais voltados à fiscalização, infraestrutura, inovação e transparência, ou para ações de fortalecimento e de estratégico-coletivo, sendo vedadas iniciativas que contenham itens de custeio permanente dos CRMVs.

“O Prodes é um meio para fortalecer a atuação dos CRMVs, com a finalidade de apoiar financeira e tecnicamente seus projetos de profissionalização institucional”, afirmou o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

A diretoria e os conselheiros ainda aprovaram a doação de equipamentos de informática (dois servidores de rede) do CFMV para o CRMV-ES.

O regional do Acre está sob administração de Junta Governativa Interina, desde 24 de março, conforme Resolução CFMV nº 1.447/2022. Para não perder prazos, os presentes concordaram em transferir três Processos Éticos-Profissionais (PEP) do CRMV-AC ao regional do Mato Grosso.

O presidente, Francisco Cavalcanti, a vice-presidente, Ana Elisa de Almeida, e o tesoureiro, José Maria dos Santos Filho, compareceram à plenária remotamente, por videoconferência, assim como os conselheiros efetivos Marcelo Teixeira e Marcílio Magalhães. Presencialmente, na sede do CFMV, a plenária contou com o secretário-geral, Helio Blume, os conselheiros efetivos Célio Garcia, Júlio Peres e Olízio Claudino da Silva, além do conselheiro suplente Valney Correa, que substituiu o membro efetivo Paulo Guerra.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Importação de animais: biólogo comenta as condições ideais para as espécies

RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres

Além de gravidez indesejada, castração ajuda a prevenir diversas doenças nos pets

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!