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Inovação e Mercado

Compreender a precificação de produtos e serviços é um meio de ajudar o negócio a prosperar 

Por Equipe Cães&Gatos
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Por Equipe Cães&Gatos

Ao comprar algum produto ou serviço, você já parou para pensar se aquilo estava caro ou barato demais? E quando você vende um produto ou serviço, sabe se está cobrando o valor correto? Já ouviu falar em precificação? Sabe como ela pode te ajudar a colocar um valor justo a tudo aquilo que você, leitor, oferece, de forma a te dar um retorno para o seu negócio?

Mas antes de qualquer coisa, vamos entender o que é a precificação. O CEO da VetFamily Brasil, Henry Berger, explica que a precificação é o processo de se fixar um valor monetário para produtos e serviços. 

O Board Member da WeVets – Hospital Veterinário -, Fabiano de Granville Ponce, afirma que a precificação é o resultado numérico da soma de estudos de mercado, potencial de venda, custo do produto ou serviço, avaliação da concorrência, inclusão de impostos, margem desejada, estratégia de segmentação e posicionamento, e elasticidade. “Portanto, ela não tem relação apenas com o valor monetário das coisas”.

E qual é o objetivo da precificação? Berger explica que, principalmente, proporcionar retorno positivo à empresa que vende seus produtos e serviços por meio de aumento das vendas, do lucro, do market share, da taxa de retorno sobre o investimento. “Mas, também, serve para manter a competitividade da empresa, para posicionar produtos e gerar satisfação aos seus clientes”, explica. Já Ponce acrescenta que o objetivo da precificação reside, sobretudo, em estratégias perante a concorrência, segmentação e posicionamento.

Existe uma diferença entre preço e valor? Berger afirma que sim. “O preço é o que se paga monetariamente por um produto ou serviço. Valor é o conjunto dos atributos e benefícios percebidos pelo cliente para tal produto ou serviço”, explica. 

Ponce também fala sobre: “‘Preço’ é algo mais quantitativo, trata-se do valor numérico. ‘Valor’ é mais qualitativo, mexe com conceitos, tais como acolhimento, relação expectativa X percepção, qualidade de atendimento, experiência, jornada do consumidor”.

Para saber se há dificuldades no caminho e como colocar a precificação em prática, acesse, gratuitamente, a reportagem completa em nossa revista on-line. Clique aqui.

(Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

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