Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Prefeitura inaugura Hospital Veterinário de Santa Cruz para atender população de baixa renda

Por Equipe Cães&Gatos
hospital
Por Equipe Cães&Gatos

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, inauguraram, no dia 04 de fevereiro, o Hospital Veterinário de Santa Cruz, que funcionará nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ). A nova unidade, administrada pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio), tem capacidade para atender cerca de 80 animais com consultas veterinárias, exames, cirurgias eletivas, curativos, aplicação de medicamentos e vacinação antirrábica.  

“Que bom a gente poder prestar um serviço de qualidade para os nossos animais. É muito bom ver os nossos animais serem tratados com carinho e respeito, isso é muito importante na vida das pessoas. Quero parabenizar todo o time da Saúde, conte sempre com a gente”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. 

Por ser um centro de controle de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), o CCZ realiza apenas atendimento para tratamento de esporotricose, zoonose grave de maior incidência em gatos. O novo hospital veterinário amplia o serviço para a oferta de atendimento clínico generalista, com uma equipe de quatro médicos veterinários atendendo das 8h às 17h. Além disso, o centro cirúrgico, que hoje realiza cerca de mil cirurgias de castração por mês, agora ganha novo suporte para procedimentos cirúrgicos eletivos. A nova unidade também realizará exames de ultrassonografia e raios-x e coleta de material para exames de sangue. 

O hospital veterinário tem capacidade para atender cerca de 80 animais
(Foto: divulgação)

As obras no CCZ para adaptação do espaço onde passa a funcionar o Hospital Veterinário de Santa Cruz foram realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). Foram feitas revisões das redes elétricas e hidrossanitárias, recuperação do emboço e pintura, reforma dos banheiros e instalação de piso vinílico e bancadas de granito nos consultórios, além de colocação de guarda-corpo na rampa de acesso. Também foram instalados extintores para o combate a incêndios. O investimento foi de R$ 301 mil.

“O hospital veterinário é um ganho para toda a cidade. Neste local, serão realizados exames, consultas  e outros procedimentos. Além das cirurgias de castração que já acontecem aqui, o centro cirúrgico ganhou suporte para realizar outros procedimentos”, disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz. 

Outros serviços do Centro de Controle de Zoonoses 

A vacinação antirrábica, além das campanhas anuais realizadas pela Prefeitura do Rio em toda a cidade, é um serviço gratuito oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no CCZ e também no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (CJV), na Mangueira. Assim como a castração gratuita, também ofertada diariamente nas duas unidades, com agendamento feito pelo portal Carioca Digital. As cirurgias são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

Além dos serviços médicos-veterinários, o CCZ tem cerca de 250 animais disponíveis para adoção, todos vermifugados, vacinados e microchipados com o Registro Geral de Animais (RGA), que permite a identificação do animal e vinculação ao seu tutor. A adoção é um processo que exige dos interessados muita responsabilidade e consciência dos compromissos com o animal. Portanto, para adotar é preciso ter mais de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Alimento úmido hipercalórico: quando e o porquê fornecer

Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2022 já está com as votações abertas

PremieRpet recebe inscrições para o 9º Prêmio de Pesquisa PremieRpet 

Compartilhe este artigo agora no