in

Conforme regulamentada pelo CFMV, a ozonioterapia pode trazer benefícios aos pets

Profissionais devem realizar prática seguindo os preceitos do Código de Ética e bem-estar dos animais

A prática clínica e a assistência técnica e sanitária aos animais são competências privativas do médico-veterinário, conforme descreve a Lei 5.517/1968, e, entre as atividades exclusivas desse profissional, estão as terapias que utilizam ozônio.

A ozonioterapia é uma prática veterinária que usa o oxigênio (O2) e, a partir de uma descarga elétrica, o transforma em ozônio (O3). A molécula reage com os tecidos, se dissocia e seus metabólitos poderão exercer atividades bactericida, fungicida, anti-inflamatória e analgésica, de acordo com a concentração, dose e via de uso do ozônio.

Em 2020, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamentou (Resolução nº 1.364) as orientações aos médicos-veterinários sobre a ozonioterapia em animais. A norma define que os profissionais contem com respaldo técnico que indique segurança e eficácia para o tratamento da doença, além da dose e via indicada, seja de forma isolada, adjuvante ou complementar.

O regulamento estabelece que o médico-veterinário é responsável pela utilização de equipamentos e materiais apropriados e devidamente registrados nos órgãos competentes. Define também a necessidade de autorização expressa do responsável animal para a realização dos procedimentos, com assinatura de termo de consentimento, conforme Resolução CFMV nº 1.321/2020.

Para qualquer tratamento ou intervenção, o CFMV ainda indica que os profissionais observem os preceitos do Código de Ética (Resolução CFMV nº 1.138/2016) e de saúde e bem-estar dos animais, conforme a Resolução CFMV nº 1.236/2018.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dados oficiais mostram que, nos últimos anos, várias espécies foram acometidas pela raiva

País europeu proíbe criação de Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel

Uso de cannabis medicinal na Veterinária impulsiona criação de grupo de trabalho no CRMV-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

calor

Veterinária recomenda alguns cuidados para garantir bem-estar dos pets durante o verão

executivo

Executivo da divisão de Saúde Animal na Boehringer Ingelheim Brasil assume cargo global