Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades, Destaques

Conheça a personalidade de cinco tipos de cães antes de adotar

É importante combinar as particularidades dos animais com o estilo de vida dos tutores para prevenir o abandono pet
Por Equipe Cães&Gatos
Boder Collie
Por Equipe Cães&Gatos

A adoção é uma prática de acolhimento, amor e cuidado em relação aos pets, e claro, requer muita responsabilidade para cuidar de um novo amiguinho. Entretanto, nem todos tutores têm essa consciência: após a pandemia, cerca de 185 milhões de animais foram resgatados e cuidados por organizações não governamentais, sendo 40% deles vítimas de abandono, de acordo com dados do Instituto Pet Brasil. 

Apesar dos números, muitas pessoas ainda entendem a importância do gesto e buscam a adoção como forma de acolher e proteger esses pets. “A adoção responsável leva em consideração não apenas a raça, mas também as características individuais comportamentais do cão, o estilo de vida do tutor e a disposição de oferecer os cuidados necessários, que vão desde a alimentação e consultas médicas até amor e carinho para oferecer a melhor vida possível ao novo membro da família”, comenta Thiago Teixeira, diretor-geral do Nouvet, um centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.

Antes de adotar qualquer cão, é recomendável conhecer suas características individuais e garantir que ele seja uma boa combinação para o tutor e sua família, o que ajuda a evitar incompatibilidades e novos abandonos.

Os Border Collies são conhecidos por sua inteligência e energia sem fim (Foto: reprodução)

Para ajudar na hora de acolher o pet, o especialista detalha as personalidades mais comuns de cinco raças de cães. Confira:

1- SRD (Sem raça definida)

Estes tipos de cães vêm em uma ampla variedade de formas, tamanhos e personalidades, tornando-os adequados para muitos tipos de tutores. Eles são conhecidos por sua adaptabilidade, lealdade e personalidades únicas. Popularmente conhecidos como “vira-latas”, eles costumam ser excelentes companheiros para qualquer pessoa com um coração aberto, além de serem únicos, independentemente de características específicas.

2 – Shih tzu 

Os Shih Tzu são cães pequenos e afetuosos, conhecidos por seu pelo longo e característico. Eles são ótimos companheiros para pessoas que buscam um animal de estimação mais tranquilo, que não exija muita atividade física. Os tutores ideais para essa raça são aqueles que podem oferecer tempo para cuidados com o pelo, além de dar carinho e muita atenção diária.

3- Labrador

O Labrador é conhecido por sua natureza amistosa e sociável, indicados para pessoas ativas e amorosas, que possam fornecer exercícios regulares e interação. São excelentes companheiros, brincalhões e carinhosos; se dão bem com crianças e outros animais de estimação. Além disso, são facilmente treináveis ​​e adoram agradar seus tutores.

4- Buldogue francês 

Os buldogues franceses são cães de porte pequeno, ideais para quem vive em espaços reduzidos. Eles têm uma personalidade descontraída, são afetuosos e adoram estar perto de seus tutores. Não sentem necessidade de muita atividade física, o que os torna adequados para pessoas mais sedentárias ou que vivem em apartamentos. Tutores que buscam um companheiro tranquilo e de fácil manutenção podem se dar bem com essa raça.

5- Border Collie

Os Border Collies são conhecidos por sua inteligência e energia sem fim. São cães altamente atléticos e extremamente ágeis. Eles adoram desafios mentais e físicos, sendo ideais para tutores ativos e que gastam tempo em treinamento e exercícios regulares. São excelentes para praticantes de esportes caninos ou aqueles que gostam de atividades ao ar livre.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinário comenta benefícios de uma internação acompanhada

Animais resgatados na tragédia em São Sebastião continuam esperando um novo lar

Como preparar sorvetes naturais para refrescar os pets nos dias quentes?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!