Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Conheça alguns cuidados com a pele e pelagem de cães e gatos

A higiene dos pets é essencial para a saúde deles. Cabe aos tutores os melhores cuidados e, principalmente, transformar este momento de cuidado em carinho e afeto
Por Equipe Cães&Gatos
gato escovando
Por Equipe Cães&Gatos

O bem-estar dos pets é uma preocupação crescente entre os tutores que desejam proporcionar qualidade de vida aos seus amigos de quatro patas. Nesse contexto, a pele e a pelagem são indicadores importantes da saúde geral dos animais de estimação, e cuidados adequados podem prevenir uma série de problemas. 

- PUBLICIDADE -

De acordo com Laura Nunes, docente do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, os tutores precisam cuidar dessas ‘barreiras naturais’ contra doenças e infecções, que também são importantes para a regulação da temperatura corporal de cães e gatos.  

A escovação regular é fundamental para a saúde da pele e da pelagem dos pets (Foto: Reprodução)

Por isso, abaixo, a veterinária lista quatro valiosas dicas para a manutenção da saúde da pele e dos pelos dos pets!

1. Alimentação de qualidade

É importante para a manutenção da boa qualidade da pele e dos pelos o fornecimento de alimentos de qualidade acima da superpremium. No caso de alimentação natural, é necessário que ela seja prescrita pelo médico-veterinário.  

2. Banhos regulares

A frequência dos banhos depende do tipo de pelagem e da atividade do pet. Cães de pelo curto podem precisar de banhos mensais, enquanto cachorros de pelo longo ou de raças específicas podem necessitar de cuidados mais frequentes. Para gatos, banhos são menos frequentes, a menos que apresentem sujeira visível ou problemas de pele. 

Para o banho, utilize sempre produtos específicos para pets, evitando shampoos humanos que podem ser agressivos e causar irritação. Escolha produtos suaves, hipoalergênicos e, se necessário, com propriedades medicinais recomendadas por um veterinário. 

O bem-estar dos pets é uma preocupação crescente entre os tutores (Foto: Reprodução)

3. Produtos específicos

Produtos específicos para cuidados com a pele e a pelagem são essenciais para prevenir alergias e irritações. Além de shampoos, condicionadores e sprays, há produtos terapêuticos indicados para pets com condições dermatológicas específicas, como dermatites e alergias. 

Consulte sempre um veterinário antes de introduzir novos produtos na rotina de cuidados do seu animal de estimação. Produtos naturais e sem fragrâncias artificiais geralmente são escolhas mais seguras. 

4. Escovação

A escovação regular é fundamental para a saúde da pele e da pelagem dos pets. Ela ajuda a remover pelos soltos, prevenir nós e emaranhados, e distribuir os óleos naturais da pele, promovendo pelos brilhantes e saudáveis. 

Para cães de pelo curto, uma escovação semanal pode ser suficiente, enquanto cachorros de pelo longo, ou com subpelo denso, podem necessitar de escovação diária. Os gatos, especialmente aqueles de pelagem longa, também se beneficiam de escovações frequentes para evitar bolas de pelo e problemas digestivos.  

Fonte: Portal EdiCase, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Quão rápido os cães podem correr?
Descubra como e por que os gatos ronronam
Profissional comenta a evolução do setor pet e as profissões que transformam o cuidado animal

Compartilhe este artigo agora no