A bartonelose, também conhecida como “doença da arranhadura do gato”, é uma doença causada por bactérias intracelulares do gênero Bartonella, pertencente a família Bartonelaceae. É considerada uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida dos animais para o homem.
A B. hensalae é a principal espécie responsável por causar doenças em humanos, levando inclusive ao óbito. É uma doença negligenciada, cujo número de casos vem aumentando no nosso país. Os gatos são o principal reservatório da doença causada pela Bartonella spp., e ao considerarmos que os bichanos têm aumentando sua população e o convívio com as pessoas, o assunto se torna de grande relevância para a saúde pública.
A doença é considerada perigosa porque os gatos não apresentam sintomas e, como vivemos em um país de clima quente e úmido, ocorre a proliferação de artrópodes vetores que podem infectar os animais. A bartonelose pode ser extremamente grave quando transmitida para pessoas imunocomprometidas, crianças, idosos e portadores de HIV.
Médicos-veterinários e tratadores de felinos também são considerados como componentes do grupo de risco. Se você é tutor de um felino ou convive com algum, certamente ficou preocupado com essa doença.
O que é bartonelose felina?
A bartonelose felina é uma doença causada por um bacilo gram negativo, da família Bartonelaceae. É uma doença infecciosa que afeta tanto felinos quanto cães e seres humanos. Em nosso país, a bartonelose não é uma doença de notificação compulsória, desta forma, torna-se inviável estimar a magnitude da patologia.
Todavia, as condições climáticas favoráveis, ampla presença do reservatório animal e tendência à resolução espontânea, favorecem que a doença seja frequente no ambiente onde vivemos. A doença é transmitida ao gato por meio da pulga, que carrega a bactéria Bartonella spp., mas geralmente não causa sintomas no bichano.
Os gatos são os principais reservatórios, transmitindo a doença ao homem por meio de arranhões e mordidas. A falta de exames complementares mais acurados, a dificuldade em cultivar o patógeno e a necessidade do estudo histopatológico dificultam o diagnóstico ágil em pessoas e contribuem para o não reconhecimento dessa enfermidade.
Como saber se meu gato está com bartonelose?
Na bartonelose felina, raramente o gato apresenta sintomas. Diante disso, é bem difícil para o tutor saber se o bichano com quem tem contato está contaminado ou não pela bactéria. A primeira dica é ficar de olho se o animal está com pulgas, principal vetor da doença.
Populações de gatos errantes, de abrigos e semi-domiciliados apresentam maior risco de infecção por Bartonella spp., especialmente devido a maior exposição destes animais aos artrópodes vetores, bem como a brigas quando comparados aos gatos domiciliados. Então essa é a segunda dica: não deixe seu gato sair na rua ou ter contato com animais que costumam passear fora de casa.
Como é a transmissão da bartonelose felina?
As pulgas transmitem a bactéria Bartonella de um gato para o outro. As pessoas são infectadas por meio de mordidas e arranhões de gato. Esses ferimentos não precisam ser graves para que aconteça a infecção pela bactéria.
Uma ferida aberta no corpo da pessoa pode ser contaminada também caso o gato portador da bactéria fique lambendo o local. Alguns estudos informam que as pessoas podem ser infectadas ainda que não tenham contato com gatos, por meio de pulgas, piolhos, mosquitos e carrapatos infectados.
A melhor forma de prevenir a doença é utilizando produtos para controle e eliminação de pulgas nos gatos. Impedir que o gato tenha acesso à rua também pode ser muito eficaz no controle da doença, evitando que o bichano brigue, tome arranhões e mordidas de outros gatos.
Como tratar bartonelose felina?
Como os gatos geralmente são assintomáticos, o tratamento da bartonelose nessa espécie pode se tornar difícil. A doença possui caráter intermitente e a bactéria é resistente a vários antibióticos. Por isso, é fundamental que o animal seja levado aos cuidados do médico veterinário para que ele faça uma avaliação e indique o tratamento mais adequado.
O tratamento costuma ser realizado com o uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria. Pessoas que sofreram arranhões ou mordidas de gato devem procurar assistência médica para possível tratamento, pois além da bartonelose, outras doenças podem ser transmitidas.
Em caso de dúvidas sobre a doença, sintomas, diagnóstico e tratamentos, um médico-veterinário deve ser consultado.
Fonte: Perito Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
O que é a bartonelose felina?
A bartonelose felina é uma doença causada por um bacilo gram negativo, da família Bartonelaceae. É uma doença infecciosa que afeta tanto felinos quanto cães e seres humanos.
Como os gatos são infectados pela doença?
A doença é transmitida ao gato por meio da pulga, que carrega a bactéria Bartonella spp., mas geralmente não causa sintomas no bichano.
Quais grupos de humanos são os mais afetados pela doença?
A bartonelose pode ser extremamente grave quando transmitida para pessoas imunocomprometidas, crianças, idosos e portadores de HIV.
LEIA TAMBÉM:
Bigodes são órgãos sensoriais essenciais para cães e gatos
Doença da arranhadura do gato é subestimada e precisa de atenção
Médica-veterinária explica sobre bartonelose, a doença da arranhadura do gato