Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

“Controle de javalis por meio da caça falhou”, diz artigo

Pesquisadores da UFPR fazem crítica a grupos privados, que agravam o problema
Por Equipe Cães&Gatos
caça javali
Por Equipe Cães&Gatos

Os javalis são porcos selvagens que podem chegar a pesar até 250 quilos, e foram listados entre as cem espécies mais invasoras do mundo, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

Os animais já causam impacto em todos os continentes, com exceção da Antártica. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a espécie está presente nos seis biomas e em 2010 munícipios, os quais registram invasões de áreas naturais e agrícolas por parte dos animais.

Em um artigo recém-publicado no periódico One Health, da Science Direct, pesquisadores do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em colaboração com integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sugerem que a caça ao javali como medida de controle falhou.

Ao dar preferência para a caça de machos, visando a continuidade da prática, caçadores de grupos privados não contribuem para a solução do problema (Foto: reprodução)

Isso porque grupos privados visam principalmente machos, deixando, intencionalmente, fêmeas e leitões vivos para possibilitar a continuidade da prática – o que faz com que as populações de javalis sejam disseminadas em todo o país.

Além de causar consequências na saúde animal nativa e pecuária, na biodiversidade, na saúde ambiental e na agricultura, os javalis ainda são considerados hospedeiros e reservatórios de várias doenças zoonóticas, como toxoplasmose, salmonelose, leptospirose, tuberculose, hepatite E, influenza A e febre maculosa.

Fonte: UFPR, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Atenção veterinários: o que enviar por e-mail aos tutores?

No Recife, protetores recebem auxílio veterinário por um ano

Importância da atuação do veterinário em desastres ambientais

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!