O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), do Instituto Gremar, registra nesta época de férias, um aumento de cerca de 50% de animais silvestres que são vítimas de maus tratos ou ficam órfãos e são resgatados em Itanhaém. A veterinária do Gremar Jessica da Silva Paulino explica que, nesse período de verão, é comum ter um aumento de animais silvestres que passam por algumas situações de risco ou acidentes.
Em novembro de 2024, a entidade recebeu cerca de 80 animais e, em dezembro, 75 animais silvestres. A entidade acolhe, em sua maioria, animais que ficam órfãos e os que sofrem maus tratos. Atualmente, estão 45 animais silvestres em tratamento na base do Gremar. São filhotes de andorinhas, de sanhaços, bem-te-vi, sabiás e quero-quero. Além de filhotes de gambás de orelha preta, mais conhecidos como saruês e, ainda, um filhote de tucano-de-bico-verde.
“Nesta época de férias escolares, os animais costumam se esconder nas casas de veraneio. E as aves que se reproduzem e tem seus filhotes. É o que chamamos de interação antrópica com as pessoas”, destaca. Lembra ainda que algumas aves fazem os ninhos em churrasqueiras e saruês e os filhotes que também ficam nas casas. “Alguns são os que colidem em janelas ou são atropelados nas rodovias. Além de várias aves, que são predados por gatos e os saruês atacados por cães”, esclarece.

LEIA TAMBÉM:
Veterinária mostra como cuidar do seu pet durante passeio à praia

