in

CRMV-AL sedia lançamento de produção literária com fotos e poesias de médicos-veterinários

A proposta do livro, segundo autores, é a de fazer algo diferente do lugar comum da profissão

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) foi o local escolhido para sediar o lançamento oficial da primeira obra literária dos médicos-veterinários José Wilton Pinheiro Junior e Gustavo Ferrer Carneiro. O livro “Fotos (DE)codificadas”, que promove a interação entre fotos e poesias com o objetivo de inspirar e refletir, foi lançado no dia 06 de abril.

Quando o destino cruzou os caminhos desses profissionais ao se conhecerem na antiga unidade acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Garanhuns (PE) – hoje Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) – eles jamais imaginaram que, um dia, estariam unidos numa empreitada literária como esta, completamente diversa da profissão que escolheram.

“A ideia desse livro surgiu no início da pandemia, em março de 2020, com a proposta de fazer algo diferente do lugar comum da nossa profissão, que são as publicações científicas, voltadas às nossas áreas de atuação. Dessa vez, é uma publicação para toda a sociedade e aberta à interpretação de cada leitor”, frisou o Dr. José Wilton Jr., que é alagoano de Girau do Ponciano e autor das fotos que ilustram o livro.

Autores visam obter diversas interpretações resultantes da visão pessoal de cada leitor, a partir de seu estado de espírito ou experiência pessoal (Foto: divulgação)

Prestigiado por profissionais alagoanos – como os médicos-veterinários Kleber Nunes, Jana Kelly dos Santos, Diogo Câmara, Aline Oliveira, a conselheira do CRMV-AL, Flaviana Wanderley e Paulo Bezerra, que foi o primeiro presidente do regional alagoano – e familiares, o lançamento do livro representou um momento muito especial para os autores. Ao fazer a apresentação da publicação, o Dr. Gustavo Ferrer relembrou, emocionado, a elaboração de algumas poesias, marcadas pelo sofrimento da perda de amigos e familiares com a chegada da Covid-19.

“A pandemia deixou seu legado: o sofrimento. Mas também foi um aprendizado, para revisitarmos nossa consciência e exercitarmos nossa solidariedade e empatia. Nosso livro, em muitas passagens, revisita esses momentos, mas reforçando a esperança de que um renascimento é possível a partir de tudo isso”, ressaltou o médico-veterinário pernambucano Gustavo Ferrer, que, como o colega, também é professor da UFRPE.

“Ficamos muito honrados ao sermos escolhidos para sediar o lançamento dessa publicação, pois é raro encontrarmos colegas abordando temáticas diferentes de sua atuação profissional. O livro está muito bonito, com as fotos complementando o conteúdo das poesias, numa abordagem atual relacionada à pandemia. Os autores estão de parabéns”, finalizou a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes.

O livro

De acordo com os autores, a composição de cada página foi baseada na união das poesias (de)codificadas com as diversas cenas registradas nos diferentes ambientes (campo, cidade, praia e espaços culturais e se propõe a abrigar as diversas interpretações resultantes da visão pessoal de cada leitor, a partir de seu estado de espírito ou experiência pessoal.

Quem se interessar pela publicação, pode entrar em contato com os autores por meio do e-mail [email protected] ou pelo inbox do perfil @fotos.decodificadas, no Instagram.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Importação de animais: biólogo comenta as condições ideais para as espécies

RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres

Além de gravidez indesejada, castração ajuda a prevenir diversas doenças nos pets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veterinária do coletivo

Universidade Federal do Paraná inaugura Centro de Medicina Veterinária do Coletivo

ultrassom

Entre as dificuldades do tratamento da peritonite biliar, está o diagnóstico tardio