O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Responsabilidade Técnica, lança Grupo de Apoio Mútuo (GAM) para médicos-veterinários, o “Cuidando de Quem Cuida”, com a intenção de criar um ambiente seguro e acolhedor para os profissionais.
As sessões começarão em janeiro e serão conduzidas por facilitadoras habilmente treinadas, que guiarão os encontros com sensibilidade, respeito e empatia. O lançamento do grupo aconteceu durante o evento “Como cultivar o equilíbrio emocional do RT”, realizado no dia 20 de setembro, em ocasião da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
O propósito é dotar os médicos-veterinários com as ferramentas necessárias para desenvolverem habilidades de equilíbrio emocional diante das demandas intrínsecas à prática profissional. Este esforço visa aprimorar a vitalidade e a satisfação no contexto laboral, fomentando assim um maior engajamento e bem-estar.
“O médico-veterinário, em seu dia a dia, passa por dilemas éticos, pessoais e profissionais. Os responsáveis técnicos, por exemplo, assim como nas demais áreas de atuação, precisam fazer escolhas difíceis e o grupo visa explorar essas questões que forem levantadas, além de incentivar a partilha de pensamentos e sentimentos, e a escuta atenta às vivências dos demais”, explica a idealizadora do grupo, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.
Presidente da Comissão de Ciências de Animais de Laboratório do Regional e instrutora do Programa Cultivando o Equilíbrio Emocional, Luciana Cintra afirma que o GAM tem como principal missão criar um ambiente de compreensão mútua e solidariedade, fortalecendo os laços de humanidade compartilhada entre os profissionais da área. “Na desafiadora jornada da Medicina Veterinária, em que a paixão pelos animais muitas vezes se entrelaça com intensas emoções, uma iniciativa nova e significativa surge do CRMV-SP”, declara.
Os encontros serão presenciais, na sede do CRMV-SP em São Paulo, e estarão abertos a todos os médicos-veterinários, com disponibilidade de 30 participantes ao mês, com inscrição por meio de link a ser disponibilizado.
A agenda para 2024 já foi organizada e a primeira sessão ocorrerá no dia 29/01. Os demais encontros a partir de fevereiro acontecerão na primeira segunda-feira de cada mês (com exceção de setembro), às 20 horas, com 1h10 de duração.
Vale salientar que as sessões não têm a pretensão de substituir terapia individual ou aconselhamento psicológico. No entanto, são uma ferramenta complementar valiosa para o enriquecimento da inteligência emocional e o estímulo ao autoconhecimento e à construção de resiliência.
Confira as datas das sessões programadas para 2024 (inscrições em breve):
29/01
05/02
04/03
01/04
06/05
03/06
01/07
05/08
16/09
07/10
04/11
02/12
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Dia dos Animais: quais os principais cuidados que devemos ter com os pets em casa?
Tutores têm dificuldade de reconhecer sinais de estresse em cães
Estudos mostram ligação entre saúde mental e convívio com pets