Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CRMV-SP lança manual de publicidade para médicos-veterinários

Documento visa auxiliar profissionais nas divulgações dos seus serviços
Por Equipe Cães&Gatos
manual veterinários
Por Equipe Cães&Gatos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) anuncia o lançamento do “Manual de Publicidade para Médicos-Veterinários”, com o intuito de auxiliar os profissionais nas divulgações dos seus serviços e sanar as principais dúvidas sobre as permissões e restrições que envolvem a publicidade dos serviços médicos veterinários.

Elaborado pela Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, o manual é uma ferramenta não apenas para estudantes, mas, especialmente, para recém-formados e profissionais que desejam esclarecer dúvidas sobre a promoção de seus serviços. Ele abrange orientações práticas para a criação de materiais gráficos de divulgação, como cartões de visita.

O intuito do manual é de auxiliar os profissionais nas divulgações dos seus serviços e sanar as principais dúvidas sobre as permissões e restrições (Foto: Divulgação)

O manual inclui, entre outros pontos, a Resolução do CFMV nº 780/2004, que define os critérios para a divulgação de publicidade na Medicina Veterinária, alinhando-se aos princípios estabelecidos no Código de Ética Profissional do Médico-Veterinário.

“A publicação do Manual de Publicidade reflete a missão do Conselho de atuar como um orientador. Esperamos que os profissionais façam uso deste recurso sempre que necessário”, destaca a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.

Para a coordenadora técnica médica-veterinária do Regional, Carla Maria Figueiredo, o documento é uma importante ferramenta para esclarecimentos e conscientização referente à divulgação pública dos serviços médicos-veterinários veiculados por meio de comunicação de massa, como a internet, à luz das normativas vigentes expedidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). “É uma forma de garantir um caráter educativo da publicidade e evitar o sensacionalismo, autopromoção, concorrência desleal ou o desprestígio da profissão”, disse.

Redes sociais

Nos últimos anos, muitos médicos-veterinários têm utilizado suas redes sociais para promover seus serviços, por isso, é fundamental que adotem uma abordagem ética e cuidadosa nessa divulgação.

A publicidade de casos clínicos nas redes sociais sem a autorização prévia dos tutores dos animais não apenas infringe o Código de Ética Profissional, mas também pode resultar na abertura de processos éticos. Uma das principais metas do manual é resguardar os profissionais contra esse tipo de penalização.

Carla Maria Figueiredo ressalta a importância de estar atento aos erros mais comuns na divulgação pública de serviços médicos-veterinários. “Entre estes erros, podemos destacar: promover métodos ou técnicas que não possuem comprovação científica; expor a imagem de pacientes como forma de divulgar procedimentos ou resultados de tratamentos; permitir que seus serviços sejam oferecidos como prêmios de qualquer tipo; divulgar preços e formas de pagamento dos serviços; e anunciar serviços como gratuitos ou com valores promocionais”, enfatiza a coordenadora técnica.

O manual reúne diversas orientações importantes para os profissionais (Foto: Divulgação)

Fiscalização

O período de promoções como a Black Friday movimenta o setor de denúncias e fiscalização no Regional, no entanto, os casos relacionados ao descumprimento das regras publicitárias na Medicina Veterinária são analisados durante todo o ano.

Como exemplo de infrações mais comuns, Carla Maria Figueiredo destaca que “muitos profissionais oferecem descontos em consultas e vacinas”, e lembra também que os casos em que “médicos-veterinários criam pacotes de serviços clínicos e até mesmo condicionam os cuidados profissionais ao faturamento da comercialização de produtos, serviços do petshop ou banho e tosa” contrariam gravemente o Código de Ética e regulamentações que normatizam as práticas publicitárias.

Viu uma propaganda irregular? Saiba como proceder

Se você se deparou com uma propaganda irregular, é fundamental saber como proceder. Acesse a plataforma CRMVSP e busque no Acesse Rápido a aba “Denúncia Ética”. O setor de Fiscalização do Regional é o responsável por receber denúncias relacionadas a irregularidades em empresas e estabelecimentos, bem como ao exercício ilegal da profissão.

Recentemente, o Conselho implementou um novo sistema de fiscalização remota, que tem como objetivo agilizar os processos e esclarecer as dúvidas dos profissionais. Para formalizar sua denúncia, basta preencher o formulário disponível aqui.

Para acessar o Manual, clique neste link.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Onde está disponível o Manual?

O documento está disponível no site do CRMV-SP, por meio deste link.

Qual o objetivo desse Manual?

O objetivo do material é o de auxiliar os profissionais nas divulgações dos seus serviços e sanar as principais dúvidas sobre as permissões e restrições que envolvem a publicidade dos serviços médicos veterinários.

Quem elaborou este documento?

O Manual foi elaborado pela Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP.

LEIA TAMBÉM:
CRMV-SP lança guia para condução de pesquisa clínica veterinária
CRMV-SP disponibiliza guia prático para incentivar o associativismo
STF suspende regra que obriga criadores profissionais a castrar cães e gatos em São Paulo

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no