O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) apresenta o seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2025, uma extensão do recém-lançado Plano Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que visa unificar e padronizar as diretrizes de atuação dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária em todo o Brasil. Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o documento reflete o compromisso da autarquia com a qualidade e a ética nas profissões, assegurando que as normas e regulamentos sejam rigorosamente seguidos.
De acordo com o diretor técnico do Regional, Leonardo Burlini, o plano estabelece ações prioritárias de fiscalização e institui metas a serem cumpridas, visando uma maior eficiência na supervisão das práticas profissionais. “As diretrizes contribuem para o exercício ético das profissões de médico-veterinário e de zootecnista e, consequentemente, para a proteção dos interesses da sociedade”, explica.
Estabelecer uma estratégia regional para orientar as ações de fiscalização é fundamental para aprimorar a atuação da equipe de fiscais e estimular o autocontrole nos estabelecimentos. Busca-se também o fortalecimento de parcerias com outros órgãos de fiscalização e a valorização dos profissionais envolvidos. “Uma fiscalização eficaz garante que os profissionais atuem em conformidade com as normas, protegendo a saúde animal e, por conseguinte, a saúde pública”, afirma a presidente do Regional, Daniela Chiebao.”
Metas para 2025
O PAF apresenta informações sobre a priorização do atendimento a denúncias, roteiros de fiscalização, e um cronograma preliminar de atividades relacionadas a alinhamento, capacitação, treinamento, e aperfeiçoamento da equipe de fiscais.
Ao longo do ano, será delineado um mapeamento de riscos das profissões, com o objetivo de estabelecer prioridades de atendimento de forma mais detalhada. “O documento visa um trabalho mais organizado, otimizado e qualificado”, ressalta o diretor técnico.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
O que o PAF estabelece?
O plano estabelece ações prioritárias de fiscalização e institui metas a serem cumpridas, visando uma maior eficiência na supervisão das práticas profissionais.
Qual o objetivo da entidade com a fiscalização dos profissionais?
Uma fiscalização eficaz garante que os profissionais atuem em conformidade com as normas, protegendo a saúde animal e, por conseguinte, a saúde pública.
Quem desenvolveu o PAF?
O documento é uma extensão do recém-lançado Plano Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que visa unificar e padronizar as diretrizes de atuação dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária em todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CRMV-SP lança o Manual de Lavagem e Esterilização
Sistema CFMV/CRMVs abre consulta pública para padronizar publicidade
CFMV reforça posição sobre ensino à distância na formação em Medicina Veterinária