Com a temática “Cada vez mais precisão na garantia do bem-estar animal”, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP, São Paulo/SP) a campanha em celebração ao Dia do Zootecnista, comemorado há 50 anos e oficializado este ano com a publicação da Lei Federal nº 13.596, no dia 13 de maio.
O objetivo é mostrar para a sociedade o quanto os zootecnistas, com o uso de novas tecnologias e a expertise em gestão, contribuem para a expansão do agronegócio e do setor pet brasileiros. As ações da campanha envolvem veiculação de peças publicitárias à população, palestras aos profissionais e premiação.
Participação dos zootecnistas se dá especialmente naindústria de rações e na área de adestramentoe comportamento (Foto: reprodução)
A atuação desse profissional é cada vez mais precisa para o bem-estar animal no setor pet. Para esse mercado há uma perspectiva de crescimento, como tem sido observado mesmo com os reflexos da crise econômica nacional. O Instituto Pet Brasil (São Paulo/SP) prevê a volta do Brasil como segundo maior faturamento do mundo no setor ainda este ano.
A expansão está muito atrelada ao estreitamento da relação entre seres humanos e animais de estimação. Nesse campo, a participação dos zootecnistas se dá especialmente na indústria de rações e na área de adestramento e comportamento, campos intrinsecamente ligados ao bem-estar. “A profissão se especializa e moderniza constantemente para atender as demandas desses grandes setores”, frisa o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga.
Focado em promover espaço para troca de conhecimentos e atualização aos profissionais e estudantes de Zootecnia, o Conselho incluiu, entre as ações da campanha, o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, cuja programação será de um dia inteiro de palestras com profissionais gabaritados em diferentes segmentos da profissão, além da entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries. O evento acontecerá no dia 18 de maio, na sede do Conselho.
Outra parte das ações foi a criação de peças para informação sobre a profissão e suas áreas de atuação à população, conteúdo que será veiculado até dia 13 de maio, nos monitores digitais dos vagões das linhas do Metrô de São Paulo e dos trens da Companhia Metropolitana de São Paulo (CPTM), bem como nos terminais rodoviários do Tietê, do Jabaquara, da Barra Funda, de Osasco, de Guarulhos, de Guarujá, de Campinas, de Ribeirão Preto, e de São José dos Campos. “A campanha alusiva ao Dia do Zootecnista promovida pelo CRMV-SP evidencia aspectos do futuro do mercado e a importância da atenção ao processo formativo dos estudantes, bem como a requalificação constante dos profissionais”, diz a presidente da Comissão Técnica.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.