Os planos de saúde para animais de estimação estão ganhando crescente popularidade entre os tutores que se preocupam com o bem-estar de seus pets. Além de fornecerem uma variedade de benefícios, que vão desde consultas veterinárias de rotina até tratamentos de emergência, esses planos oferecem tranquilidade e cuidados abrangentes para o seu companheiro peludo. E o investimento feito pode em breve se tornar dedutível do imposto de renda, começando já no próximo ano.
O Projeto de Lei 340/23 permite aos tutores de animais domésticos deduzirem do Imposto de Renda os valores gastos com médicos-veterinários, clínicas e hospitais veterinários, bem como as despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses para os animais de estimação.
Pelo texto, o benefício fiscal será concedido para os contribuintes identificados em cadastro nacional a ser mantido pelo poder público.
Como poderá funcionar?
Será importante observar que existem limites para as deduções médicas, tanto para humanos quanto para animais de estimação. No entanto, se as despesas médicas do seu animal excederem 7,5% do seu rendimento bruto ajustado, você poderá deduzir o valor excedente.
Documentação Adequada: para aproveitar essa dedução, é necessário manter registros detalhados de todas as despesas médicas do seu pet, incluindo recibos
Ao aproveitar a restituição do Imposto de Renda para planos de saúde pet, você não apenas está cuidando da saúde do seu animal de estimação, mas também está fazendo um investimento inteligente no bem-estar da sua família peluda enquanto maximiza suas economias fiscais.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Braz Cubas inaugura Clínica-Escola de Medicina Veterinária
Saúde oral dos pets é uma questão de amor e cuidado
Veterinários de MG auxiliam animais afetados pelas enchentes no Espírito Santo