No universo felino, há uma grande variedade de cores e padrões de pelagens. Nessa diversidade de tons e variações, os gatos brancos muitas vezes se destacam por sua aparência deslumbrante e diferente, chamando atenção do admiradores ao redor do mundo.
A convivência com os gatos brancos nos permite identificar algumas características, além de alguns dados de pesquisas e conhecimento de veterinários. Confira algumas curiosidades sobre os gatos de pelagem branca:
1. Maior probabilidade de surdez
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Medicina Veterinária de Cornell, 65 a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. Isso se deve ao gene W, responsável pela produção de melanina e pela audição.
2. Olhos heterocromáticos
Alguns gatos brancos têm um olho de cada cor, um fenômeno conhecido como heterocromia. Isso geralmente acontece devido a uma alteração genética que interfere na quantidade de melanina presente em cada olho do bichano.
3. Símbolo de sorte em algumas culturas
Em muitas culturas ao redor do mundo, os gatos brancos são considerados símbolos de sorte e fortuna. Dessa maneira, acredita-se que a presença do bichano em casa traga boa sorte e proteção contra energias negativas.
4. Aparência de “fantasma”
Devido à sua pelagem branca e muitas vezes aos olhos azuis ou heterocromáticos, esses gatos são associados a uma aparência de “fantasma”. Isso os torna populares em filmes, contos de fadas e mitologias, em que são retratados como seres mágicos ou místicos.
5. Fotossensibilidade
Os bichanos brancos têm uma maior sensibilidade à luz solar quando comparado com outros gatos. Isso porque a pelagem branca não oferece tanta proteção contra os raios UV do sol, aumentando o risco de queimaduras solares e até mesmo de câncer de pele.
6. Variedade de raças
Gatos brancos podem ser encontrados em uma variedade de raças, desde persas até maine coons. Cada uma delas pode apresentar características únicas em relação à personalidade, aparência e cuidados específicos.
Fonte: Portal EdiCase, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Como descobrir o tamanho que ficará o seu cachorro?
Os hábitos alimentares dos gatos
Gatos também precisam – e gostam – de passeios diários?