Assim como muitas pessoas precisam recorrer à endoscopia, cães e gatos também são submetidos a esse exame vez ou outra. Durante o Congresso Veterinário de León (CVDL), que será realizado no Rio de Janeiro em 2025, nos dias 27 e 28 de março, a médica-veterinária gastroentereologista e endoscopista, Raísa Godoi, abordará tópicos importantes sobre o tema.
Esse procedimento é minimamente invasivo e permite a visualização direta do trato digestivo, respiratório e outras cavidades do organismo por meio de um endoscópio. Durante palestra no evento, Raísa falará sobre as principais indicações da endoscopia em cães e gatos. E aqui vai um spoiler do conteúdo a ser abordado. O exame é indicado para:
- Diagnóstico de doenças gastrointestinais;
- Remoção de corpos estranhos;
- Avaliação de doenças respiratórias;
- Procedimentos terapêuticos, entre outros.
Vale lembrar que, justamente por ser um procedimento menos invasivo, a endoscopia reduz a necessidade de cirurgias exploratórias, proporcionando diagnóstico preciso, menor tempo de recuperação e menos riscos para os pacientes.
A Revista Cães e Gatos tem um cupom de 15% de desconto na inscrição do evento. Clique aqui para mais informações e garanta seu desconto!
FAQ
O que é a endoscopia em cães e gatos?
É um exame minimamente invasivo que permite visualizar o trato digestivo, respiratório e outras cavidades do organismo.
Quando a endoscopia é indicada para pets?
Para diagnóstico de doenças gastrointestinais, remoção de corpos estranhos, avaliação de doenças respiratórias e procedimentos terapêuticos.
Qual a vantagem da endoscopia em relação a cirurgias exploratórias?
Ela proporciona diagnóstico preciso, menor tempo de recuperação e reduz os riscos para os pacientes.
LEIA TAMBÉM:
Rio de Janeiro sedia o CVDL In Rio 2025, um dos maiores congressos de Medicina Veterinária
Cirurgia exploratória auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças em cães e gatos
Ofegar sem razão aparente pode indicar problemas de saúde em cães