Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Departamento de Medicina Veterinária da Famed lança edital de residência profissional

Por Equipe Cães&Gatos
estudo
Por Equipe Cães&Gatos

A coordenação do projeto de “Residência Profissional em Produção e Processamento de Leite e Produtos Lácteos”, do departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou, no dia 04 de novembro, o edital de seleção voltado para estudantes que estejam concluindo o curso ou que sejam recém-formados. São oferecidas cinco vagas para bolsistas de cursos técnicos de nível médio e cinco de nível superior, das áreas de ciências agrárias e afins. 

As inscrições podem ser feitas até dia 20 de novembro e, de acordo com o edital, o objetivo do projeto de extensão é oferecer treinamento prático, supervisionado e orientado por docente do curso de Medicina Veterinária. Para participar das atividades, é preciso ter disponibilidade de 40 horas semanais, não receber qualquer outro tipo de bolsa ou benefício semelhante, não possuir quaisquer vínculos empregatícios e estar disponível a partir de janeiro de 2023.  

Para os residentes de nível médio, o valor das bolsas será de R$ 900. Para os níveis superiores, R$ 1.200. O programa terá duração de 10 meses e a seleção ocorrerá em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, com a análise do currículo e histórico escolar; e a segunda, somente classificatória, será composta de entrevista em formato on-line, em sala virtual da Residência Profissional Agrícola, em dia e horário previamente agendados. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 15 de dezembro na página da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF. 

Confira a distribuição de vagas e áreas:

Sobre o projeto 

Segundo a coordenadora do projeto e professora do departamento de Medicina Veterinária, Vanessa Aglaê Martins Teodoro, a iniciativa foi aprovada no edital 01/2020 da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Neste edital, foram inscritos mais de 450 projetos, sendo aprovados apenas 75 propostas. Entre elas, uma das cinco do estado de Minas Gerais, está a “Produção e Processamento de Leite e Produtos Derivados”.  

A ação é uma parceria entre a UFJF, por meio da atuação de seis docentes do departamento de Medicina Veterinária, e outros seis da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). “Tal projeto de residência constitui-se uma importante qualificação profissional, com o objetivo de apoiar a qualificação técnica de jovens para que estes possam melhorar a sua inserção no mercado de trabalho”, ressalta Teodoro.  

Confira o edital completo na página da Proex, acesse.  

Clique aqui para se inscrever.  

Fonte: UFJF Notícias, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinário ortopedista fala sobre os problemas articulares que atingem os cães e como evitá-los

Além dos problemas já conhecidos, obesidade pode afetar senso de direção dos gatos

Veterinária explica o que os gatos buscam com a “bagunça” durante a madrugada

Compartilhe este artigo agora no