in

Determinados nutrientes são importantes para a manutenção de uma pele saudável no pet

A ingestão desses elementos é vital para melhorar a reparação cutânea e garantir um processo cicatricial eficiente

A pele é o maior órgão do corpo. Devido à sua constante renovação, as células da pele têm requisitos qualitativos e quantitativos significativos. Qualquer desequilíbrio alimentar pode levar a uma multiplicação abaixo da média, resultando em problemas na barreira cutânea. A nutrição deve auxiliar na manutenção de uma pele saudável com o fornecimento de nutrientes específicos e em quantidade determinada.

A ingestão de proteínas e gorduras de qualidade, carboidratos, vitaminas e minerais em teores balanceados é vital para melhorar a reparação cutânea e garantir um processo cicatricial eficiente. São vários os nutrientes necessários para atender a alta demanda energética necessária para o suporte da proliferação e migração celular, fagocitose e produção dos tecidos conjuntivo, endotelial e epitelial.

O pelo é composto de até 95% de proteína, incluindo uma alta porcentagem de aminoácidos sulfurados. É, por isso, que é necessário um suprimento ajustado de alguns aminoácidos para a renovação do pelo, em particular aminoácidos sulfurados (especialmente metionina e cisteína, necessários para a síntese de queratina). A principal consequência da deficiência geral de proteína é uma diminuição no diâmetro do pelo e no tamanho do bulbo capilar. Uma consequência secundária é o pelo quebradiço. Uma deficiência isolada de aminoácidos sulfurados pode causar sintomas semelhantes.

Os ácidos graxos também desempenham um papel crítico na condição da pele e pelagem. O ácido linoleico tem um papel na garantia de uma pele saudável, bem como nos distúrbios inflamatórios da pele. Os ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa que podem ser derivados do ácido alfa-linolênico, como EPA e DHA, também têm funções específicas.

Continue a leitura do artigo na editoria Nutrologia, da edição desse mês da C&G VF. Clique aqui. O conteúdo é gratuito.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Médicas-veterinárias de felinos explicam acometimento por Síndrome de Pandora

CRMV-SP envia ofício para as autoridades municipais sobre vacinação de veterinários

Quimioterapia metronômica pode auxiliar o médico-veterinário no tratamento de câncer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veterinária explica a importância da vacinação nos cães e gatos desde filhotes

Oportunidade: 7º Prêmio de Pesquisa PremieRpet entra na fase final para inscrições