Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Diagnóstico precoce é essencial na Oftalmologia Veterinária

Conheça os tratamentos que têm impactado positivamente a detecção precoce e o tratamento de problemas oculares
Por Equipe Cães&Gatos
colírio
Por Equipe Cães&Gatos

A visão é um sentido crucial para a maioria dos animais, assim como é para os seres humanos. Portanto, a oftalmologia veterinária desempenha um papel fundamental no cuidado geral da saúde dos animais de estimação. Um diagnóstico precoce de problemas oculares em animais é essencial para garantir uma visão clara e saudável ao longo de suas vidas.

A detecção precoce e o tratamento adequado podem fazer a diferença na qualidade de vida e no bem-estar dos pets (Foto: reprodução)

Para garantir uma visão clara e saudável em animais de estimação, é recomendado que os proprietários estejam atentos a quaisquer mudanças no comportamento ou na aparência dos olhos de seus animais. Se houver suspeita de problemas oculares, é importante consultar um veterinário oftalmologista o mais rápido possível. A detecção precoce e o tratamento adequado podem fazer a diferença na qualidade de vida e no bem-estar dos pets. “Todo diagnóstico precoce possibilita a recuperação, ou, a não perda da visão. Vale lembrar que nossos pacientes não vão reportar para seu tutor que está perdendo a visão ou até que está com dor ou algum incômodo nos olhos”, destaca o médico-veterinário, Dr. Luiz Fernando.

O veterinário alerta sobre os sintomas que os proprietários devem observar em seus animais de estimação que podem indicar problemas oculares. “Secreção ocular em excesso, falta de lubrificação dos olhos, olhos vermelhos, coçar muito os olhos e olhos com tamanho diferentes”, ressalta.

Além dos exames regulares, existem medidas preventivas que os proprietários podem tomar para manter a saúde ocular de seus animais de estimação. Estar sempre atento à saúde do coração e dos rins. A hipertensão arterial é uma causa comum de lesões nas retinas. 

Tratamentos na Oftalmologia Veterinária que têm impactado positivamente a detecção precoce e o tratamento de problemas oculares, segundo o profissional:

  • Ultrassonografia ocular;
  • Eletrorretinografia;
  • Exames de reflexo pupilar com luz monocromática vermelha e azul;
  • Tratamento de lesões graves da córnea com terapia fotodinâmica;
  • Tratamento cirúrgico à laser do glaucoma.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Pets em condomínios: como garantir a melhor convivência

Lobo-guará é devolvido à natureza após avaliação veterinária

Como desbloquear o potencial do médico-veterinário?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!