A American Association of Feline Practitioners (AAFP) lançou o “End of Life Educational Toolkit” (Kit de ferramentas educacionais para o fim da vida útil, em português), com o objetivo de auxiliar médicos-veterinários a garantir uma experiência tranquila, calma e compassiva para gatos e tutores, quando a única alternativa é a eutanásia.
O documento oferece conselhos e percepções sobre cada etapa do processo, como avaliação da qualidade de vida do animal; principais passos para facilitar a eutanásia; protocolos de sedação; apoio o bem-estar emocional e mental ao tutor após o procedimento, entre outros.
A médica-veterinária, especializada em Felinos, Vanessa Zimbres, destaca que a AAFP tem um foco importante não somente na saúde dos gatos, mas também na atualização de veterinários, treinamento aos colaboradores e foca, da mesma forma, na educação do tutor. “Nós, veterinários, não tivemos treinamento enquanto estudantes, e pouco se oferece em cursos de atualização, para lidar com essa situação tão desafiadora para o profissional e, principalmente, para o tutor que tem uma decisão tão importante em mãos”, comenta.
A eutanásia é, certamente, um momento pelo qual nenhum tutor quer passar. Vanessa considera que a ferramenta do AAFP pode auxiliar o veterinário a oferecer um tratamento mais humanizado ao tutor enlutado. “Ao tomar essa decisão, o tutor conta, de certa forma, com o apoio do veterinário. Somos nós quem damos o diagnóstico, oferecemos o tratamento e orientamos sobra o prognóstico. O tutor leigo depende da nossa orientação e espera que nós também o aliviemos nessa tomada de decisão. Nós, veterinários, é quem temos o conhecimento, e a decisão em abreviar a vida de um ente querido é baseada nisso”, destaca.
Leia a reportagem completa na edição de julho da C&G VF. O acesso é gratuito, clique aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médica-veterinária fala sobre alguns pontos da alimentação natural crua
1º centro de castração gratuita entrará em funcionamento na zona sul de SP
Residentes da FMVZ-Unesp produzem vídeo e cartilha sobre leishmaniose e toxoplasmose