A Elanco Saúde Animal acaba de promover Fernanda Hoe ao cargo de diretora Geral da Elanco no País. Fernanda assume a posição após liderar por quase dois anos o time de marketing da empresa em toda a América Latina, e torna-se, assim, a primeira executiva a comandar uma multinacional em saúde animal no País. “Assumo o cargo sob o compromisso de continuar trabalhando para o crescimento da afiliada brasileira, em um mercado extremamente importante para a empresa, globalmente, e competitivo, sempre com foco em ofertar as melhores e mais inovadoras soluções ao mercado, em um portfólio completo, criando a melhor experiência para nossos clientes. Acreditamos na importância da união de todos os agentes que fazem parte dessa indústria para garantir a sustentabilidade e a saúde dos animais, das pessoas e do planeta, diz a executiva.
Com formação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu), mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernanda está na Elanco desde 2013, com passagens por diferentes cargos, dentre os quais estão, além da diretoria de Marketing para a América Latina, a diretoria Técnica e de Marketing no Brasil, a gerência de Marketing LATAM do portfólio da divisão de Ruminantes da empresa e a liderança do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “Já são oito anos de casa, ao longo dos quais sempre encontrei, na Elanco, confiança e oportunidade para crescer e explorar meu potencial ao máximo e em diferentes frentes”, diz Fernanda.
Como exemplo da pluralidade que a Elanco proporciona ao desenvolvimento de competências, Fernanda cita a experiência como líder do time de Pesquisa e Desenvolvimento, por mais de dois anos, e o desafio recente da integração de times e portfólios, com a aquisição da divisão de Saúde Animal da Bayer pela Elanco, concluída no ano passado. “Estes são dois momentos incríveis e bem distintos da minha carreira na Elanco, que ampliaram minha percepção sobre mim, sobre a empresa e sobre o time, e certamente me prepararam para o desafio de hoje. Na diretoria geral da afiliada brasileira, quero seguir próxima às pessoas, prezando as relações com transparência e incentivando a colaboração, a escuta e o aprendizado mútuo, que sempre resultaram na qualidade da entrega da Elanco norteada pela nossa visão maior – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida”, diz.
Ao promover uma mulher ao cargo da diretoria geral no Brasil, a Elanco reitera seu compromisso com a retenção de talentos da casa, com a inclusão e diversidade de gênero, valores que norteiam a tomada de decisões e a gestão de pessoas na multinacional. A Elanco possui, hoje, globalmente, 32% de mulheres em cargos de alta liderança. No Brasil, este percentual é ainda maior, chegando a 44%. Além disso, no País, cerca de 10% dos profissionais têm mais de 10 anos de casa e, entre as promoções efetivadas no ano passado, 47% envolveram mulheres. Exemplo disso é a promoção de Rosemary Vidor, médica-veterinária com formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Marketing pela FGV, que agora deixa a gerência de marketing de Capabilities LATAM da empresa para assumir a posição de diretora de Marketing Brasil e Cone Sul da Elanco. “Estes são números bastante expressivos no segmento da indústria de saúde animal em todo o mundo e refletem nossas estratégias em prol da diversidade e desenvolvimento de pessoas”, diz Adriana Santana, diretora de Recursos Humanos da Elanco no Brasil e Cone Sul.
Fernanda Hoe sucede a Carlos Alberto Kuada no cargo, a quem se reportará diretamente. Carlos será realocado em Indiana (EUA) como vice-presidente Sênior Comercial LATAM da Elanco Saúde Animal, posição que ocupava concomitantemente à função de diretor Geral da Elanco Brasil.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão
Ortopedia: especialista da área lista as principais ocorrências em pets
Mais estudos sobre a saúde mental de veterinários brasileiros podem evitar suicídios