A Elanco Saúde Animal patrocina, no mês de fevereiro, o Curso Internacional de Atualização em Otites média e externa em cães e gatos. Promovido pela Dermatovet, o curso tem como objetivo fomentar a discussão sobre diagnóstico e tratamento das otites médias e externas que acometem o ouvido de cães e gatos.
O evento será ministrado pela médica-veterinária Sandra Koch, graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com residência em Dermatologia Veterinária pela Universidade de Minnesota, nos EUA, e diplomada pelo Colégio Americano de Dermatologia Veterinária. Sandra é docente do Departamento de Ciências Clínicas Veterinárias da Universidade de Minnesota e referência mundial em dermatologia e otologia veterinária.
A otite externa canina é uma das doenças mais comuns na clínica veterinária, mas o tratamento nem sempre é fácil. “Muitas opções de tratamento envolvem aplicações e limpezas frequentes pelo tutor, o que pode ser estressante. Em alguns casos é muito difícil aplicar o medicamento na orelha do cão duas vezes por dia, durante duas semanas, por exemplo. Isso porque a dor afeta a qualidade de vida do cão e dificulta a manipulação do medicamento no ouvido. Todos esses elementos desafiam o tratamento, pois são fatores que levam à não adesão por parte do tutor e, consequentemente, contribuem para a falha na resposta terapêutica”, afirma a coordenadora de Marketing de Terapêuticos de Pet Health da Elanco, Karina Toledo.
Assim, com o objetivo de trazer conveniência e bem-estar no tratamento das otites, a Elanco Saúde Animal desenvolveu o Neptra, medicamento de aplicação em dose única e administrado na clínica pelo médico-veterinário, o que garante a adesão ao tratamento. “A eficácia do produto, em uma única aplicação, economiza dias de sofrimento tanto para os cães quanto para seus tutores. Neptra possibilita que o tratamento seja mais tranquilo e isso está em conformidade com o nosso compromisso de desenvolver soluções que ofereçam bem-estar e saúde aos pets”, disse Karina.
Público-alvo e estrutura
O curso é destinado a médicos-veterinários e estudantes de Medicina Veterinária e é composto por dois módulos, com possibilidade de interação entre professor e aluno. O evento será online e ao vivo e caso o aluno não consiga assistir, as aulas ficarão gravadas e disponíveis por período determinado.
O primeiro módulo, que acontece no dia 15 de fevereiro, das 19h10 às 21h10 (horário de Brasília), fala sobre o diagnóstico e tratamento das otites média e externa em cães e o segundo módulo, agendado para 22 de fevereiro, abordará a doença em gatos. As aulas serão em português.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Dermatovet.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinárias comentam critérios a serem seguidos em reprodução de animais
UFMG divulga edital para Programa de Residência em Medicina Veterinária 2022
Veterinárias lançam livro que aborda terapêuticas em animais domésticos