in

Veterinárias lançam livro que aborda terapêuticas em animais domésticos

Outros professores do departamento de clínica e cirurgia veterinária da UFMG contribuíram com o projeto

Para fechar o ano de 2021, Gilcinéa de Cássia Santana e Adriana Jardim de Almeida publicaram seu primeiro livro “Manual de Terapêutica em Animais Domésticos”. A obra teve apoio e contribuição de diversos profissionais da área. O intuito do livro é auxiliar alunos e professores na área de clínica e cirurgia com o foco em animais domésticos, principalmente, animais pequenos. 

Gilcinéa de Cássia Santana é professora adjunta do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e sua parceira, Adriana Jardim de Almeida é doutora em Produção Animal. Atualmente professora associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Outros professores que contribuíram para a escrita da obra, foram: Adriana Pimenta da, Álvaro José Chávez, Anderson Barros, André Le Sueur, Breno Curty, Caroline Munhoz, Cleuza Maria, Cynthia Lopes, Eliane Gonçalves, Esteban Osorio,Felipp da Silveira, Fernanda Antunes, Fernanda Chicharo, Fernanda Emi, Fernando Antonio, Flávia Maria de Oliveira, Francielle Pereira, Gleidice Eunice, Isabel Candia, Jacymara Dutra, Jéssica Ragazzi, Júlia Alves, Júlia Lara, Larissa Alexsandra, Maíra Souza, Marcela Malvini, Marcelo Borges, Marcelo Carvalho, Marcos Ferrante, Maria Paula Rajão, Marina Moller, Mário Sérgio, Maristela Silveira, Matheus Matioli, Paloma Helena, Paula Alessandra, Paula Costa, Paulo Renato, Raffaella Bertoni, Raquel Vieira, Renata de Pino, Renato Moran, Rodrigo dos Santos, Rubens Antônio, Sarah Cristina, Suzane Lilian, Tainara Micaele, Vanessa Stuart e Willian Xarxes. 

Segundo a professora, Gilcinéa de Cássia, a publicação deste novo livro é muito importante, uma vez que existe uma grande dificuldade de encontrar diferentes literaturas que abordam a temática. 

A obra é composta por cerca de 20 capítulos e trata os principais temas terapêuticos, Gilcinéa de Cássia, completou dizendo que: “O livro é bem completo em termos de terapêutica, tem uma leitura bem didática, para os alunos ele será um ganho e uma referência muito grande para Escola de Veterinária da UFMG, foi um trabalho incrível por parte de todos os colaboradores e da editora Manole”. 

Além disso, as autoras apresentam entusiasmo sobre o trabalho e já planejam uma segunda edição focada em animais silvestres.

Livro UFMG
O intuito do livro é auxiliar alunos e professores na área de clínica e cirurgia com o foco em animais domésticos, principalmente, animais pequenos (Foto: reprodução)

Fonte: VET.UFMG, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Campanha “Janeiro Branco” reforça a importância de cuidar da saúde mental

Balanço: CRMV-AM realizou quase 900 fiscalizações em estabelecimentos durante 2021

Médica-veterinária explica alguns comportamentos dos gatos que causam dúvidas nos tutores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gato comendo

Alguns cuidados, principalmente com a alimentação, devem ser considerados com pets resgatados

inscrição a programa de residência

UFMG divulga edital para Programa de Residência em Medicina Veterinária 2022