A Elanco anuncia o lançamento de Elura no Brasil, um medicamento inovador, desenvolvido para o manejo da perda de peso associada à doença renal crônica (DRC) em gatos, com foco no estímulo do apetite e ganho de peso.
A DRC é uma condição comum em gatos, especialmente nos idosos. Estudos indicam que aproximadamente 30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam algum grau da enfermidade. A doença causa perda progressiva de peso devido a uma variedade de fatores, incluindo diminuição do apetite, perda de proteína pela urina e aumento das necessidades energéticas. A perda de peso se traduz em perda de energia, da função imunológica e deterioração muscular, impactando significativamente a sobrevivência e a qualidade de vida dos animais.

Durante um estudo de campo de quase dois meses, mais de 80% dos gatos com DRC que receberam o Elura ganharam peso. “A solução tem como princípio ativo a capromorelina, que atua como um “imitador” do hormônio natural da fome, a grelina, estimulando o apetite e possibilitando, por meio de combinações metabólicas, o aumento ou manutenção do peso corporal do animal. Além disso, o medicamento é fácil de administrar, com uma formulação em suspensão oral saborizada e de uso diário, o que garante mais comodidade para tutores e bem-estar para os animais”, diz Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior de Pet Health da Elanco.
Elura é o primeiro tratamento aprovado pela FDA desenvolvido especificamente para o gerenciamento da perda de peso em gatos com DRC. A solução é segura para uso diário e pode ser usada a longo prazo. “Essa característica é muito importante, pois a DRC pode causar perda de peso de forma contínua”, destaca a médica-veterinária.
“Estamos muito empolgados em trazer Elura para o Brasil. Este lançamento reflete o compromisso da Elanco com a saúde e o bem-estar animal, oferecendo soluções inovadoras para desafios clínicos importantes. Com essa novidade, podemos ajudar os gatos com DRC a terem mais qualidade de vida e bem-estar, junto com seus tutores”, conclui Mariana Gabaldi, coordenadora de marketing de Pet Health da Elanco Brasil.
O medicamento é amplamente utilizado em mercados internacionais e demonstrou resultados positivos em estudos clínicos. Agora os médicos-veterinários brasileiros passarão a ter acesso a essa solução eficaz, que pode transformar positivamente o manejo da doença renal crônica em gatos no país.
Fonte: Elanco Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quais os principais sintomas da DRC?
A doença causa perda progressiva de peso devido a uma variedade de fatores, incluindo diminuição do apetite, perda de proteína pela urina e aumento das necessidades energéticas.
Quais os malefícios da perda de peso em animais?
A perda de peso se traduz em perda de energia, da função imunológica e deterioração muscular, impactando significativamente a sobrevivência e a qualidade de vida dos animais.
Como o medicamento atua no organismo dos animais?
A solução tem como princípio ativo a capromorelina, que atua como um “imitador” do hormônio natural da fome, a grelina, estimulando o apetite e possibilitando, por meio de combinações metabólicas, o aumento ou manutenção do peso corporal do animal.
LEIA TAMBÉM:
Cuidados essenciais com os gatos são demonstração de amor verdadeiro
Doenças silenciosas em cães e gatos: como identificá-las e quais os primeiros passos?
Convivência com gatos promove bem-estar e contribui para a redução da pressão arterial