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Pets e Curiosidades

Empreendedores do mercado pet devem ter uma visão inovadora para alcançar sucesso

Preferências do consumidor mudam constantemente e a receptividade a novas soluções inovadoras está em alta
Por Equipe Cães&Gatos
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Por Equipe Cães&Gatos

Existem um total de 167,6 milhões de pets no Brasil, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Entretanto, embora o mercado pet tenha experimentado um crescimento notável ao longo dos anos, ainda é frequentemente percebido como pouco inovador em termos de tecnologia. Esta percepção pode ser atribuída a vários fatores, incluindo um ciclo de inovação mais lento, considerações regulatórias, ênfase na segurança alimentar e bem-estar animal, e uma tradição de foco em produtos físicos.

Mas, a innovators Under 35 e CEO da Blindog, Luana Wandecy, observa que à medida que a demanda por soluções tecnológicas cresce e as atitudes dos consumidores evoluem, o setor está respondendo com avanços significativos em monitoramento, saúde e interação com animais de estimação.

Diversos mercados, como alimentação e nutrição, saúde, tecnologia, serviços on-line, moda e estilo de vida, estão apresentando soluções inovadoras para os pets (Foto: reprodução)

“O ciclo de inovação no mercado pet muitas vezes é desacelerado devido a considerações regulatórias e à ênfase na segurança alimentar e bem-estar animal. A tradição de foco em produtos físicos e a percepção de que animais de estimação não necessitam de tecnologias avançadas também contribuem para essa visão. No entanto, à medida que a demanda por soluções tecnológicas cresce, o setor está introduzindo inovações notáveis em monitoramento, saúde e interação com animais de estimação”, declara.

Para ela, enquanto o setor trava a inovação interna, empresas fora do setor trazem soluções de seu mercado adaptadas para o segmento pet, que é o terceiro maior do mundo. “Esses novos entrantes trazem consigo perspectivas e ideias inovadoras, impulsionando a competição e incentivando a evolução do setor. No entanto, esse movimento também apresenta desafios para as empresas estabelecidas, que precisam se adaptar rapidamente às mudanças”, frisa.

Diversos mercados, como alimentação e nutrição, saúde, tecnologia, serviços on-line, moda e estilo de vida, estão apresentando soluções inovadoras no setor pet. “Exemplos notáveis incluem a Amazon, que lançou uma linha de alimentos naturais para animais, a Google com o aplicativo Pet Finder e a Whistle, que desenvolveu um rastreador GPS para animais de estimação”, menciona.

Enquanto isso, a profissional destaca que empresas tradicionais no mercado pet enfrentam desafios significativos, como estruturas organizacionais rígidas, resistência à mudança e falta de conhecimento em novas tecnologias. “No entanto, elas possuem vantagens, como uma base de clientes estabelecida”, argumenta.

Luana também cita a mudança nas preferências do consumidor, que é constante, e a receptividade a novas soluções inovadoras está em alta. “O consumidor moderno busca ser pioneiro em tendências, e empresas devem estar atentas a esse dinamismo para manterem-se relevantes. Para manter a competitividade em um cenário de inovação constante, é essencial adotar estratégias proativas, como fomentar uma cultura organizacional que valorize a inovação, estabelecer parcerias estratégicas e incorporar ativamente tecnologias emergentes”, sugere.

Colaboração entre empresas do setor pet e de outros setores é uma maneira eficaz de impulsionar a inovação (Foto: reprodução)

Além disso, Luana também considera válido promover uma cultura interna que incentive a inovação requer liderança comprometida, valorização da diversidade de pensamento e reconhecimento de profissionais inovadores. “A aprendizagem contínua e a aceitação de riscos são fundamentais nesse processo. Transformar o mindset das empresas tradicionais requer uma abordagem estratégica abrangente, incluindo liderança comprometida, sensibilização, estabelecimento de metas claras, recompensas por inovação e promoção da colaboração”, afirma.

Em sua visão, a colaboração entre empresas do setor pet e de outros setores é uma maneira eficaz de impulsionar a inovação. “Exemplos notáveis incluem parcerias entre Nestlé Purina e Qualcomm, bem como Mars Petcare e Kinship, que resultaram em produtos inovadores e aceleradoras de startups”, indica.

Mas, antes de tudo, a profissional lembra que incorporar uma mentalidade mais inovadora em suas operações requer ações práticas, como incentivo à liderança, colaboração interdepartamental, espaços para troca de ideias, programas de treinamento e feedback contínuo. “Um ambiente que valorize o aprendizado contínuo e celebre sucessos inovadores é crucial. Em um mercado em constante evolução, a inovação é a chave para o sucesso no setor pet. Empresas que adotam uma abordagem proativa e colaborativa estão mais bem posicionadas para atender às crescentes demandas dos proprietários de animais de estimação e moldar o futuro do mercado pet”, finaliza.

Fonte: Blindog, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

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